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17/03/2012 - 07:41

Espanha adota datalink da sita para unificar o céu europeu

A Entidade Pública de Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA), gerenciadora do controle de tráfego aéreo espanhol, anunciou a escolha da SITA, empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, para modernizar a sua rede de rádios ar-terra e, assim, atender as exigências da regulamentação européia relacionada à implementação de serviços de data link. A regulamentação refere-se à implantação de VHF Link Digital (VDL), modo 2 agregado à Rede de Telecomunicações Aeronáuticas (ATN) ou ATN/VDL m2, como é conhecido.

O acordo abrange a atualização de 27 estações terrestres VHF, adquiridas pela AENA da SITA em 2002, e a implantação de 11 novas estações. Inclui, ainda, o fornecimento de uma frequência VDLm2 independente, infraestrutura ATN e plataforma de monitoramento da ALTYS Technologies.

O espaço aéreo da Espanha, que abrange a Espanha continental, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias, é um dos que mais cresce na Europa e a projeção mais recente da Airbus, fabricante européia de aeronaves, indica que o tráfego aéreo da Espanha vai quase dobrar até 2030. A introdução de serviços data link ar-terra é, portanto, uma principal exigência não só para cumprir os requisitos do Céu Único Europeu, mas também para proporcionar ao espaço aéreo espanhol, redução de carga de trabalho dos pilotos e controladores, melhoria da capacidade de rotas aéreas e aumento de segurança.

Jesus Cid, Chefe da Divisão de Comunicações para Navegação Aérea da AENA, diz: “Trabalhar com a SITA significa que podemos contar com o parceiro ideal para atualização essencial da rede de rádio VHF da AENA para atender às exigências do mandato europeu relacionadas com a infraestrutura ATN/VDLm2.

É importante para a AENA dar continuidade ao aperfeiçoamento da gestão do espaço aéreo espanhol e participar do projeto Céu Único Europeu, que irá entregar segurança e melhorias ambientais para toda a Europa”.

Philip Clinch, vice-presidente de serviços de aeronave da SITA, diz: “Este projeto de duas fases já está sendo realizado para melhorar e expandir a rede de estações terrestres VHF e será concluído no próximo ano. Isso confirma a liderança da AENA no cumprimento das exigências do mandato europeu para oferecer os serviços CPDLC (Controler Pilot Data link communication) às companhias aéreas que operam no espaço aéreo espanhol, cuja a maioria já utiliza os serviços de AIRCOM da SITA”.

O regulamento europeu, norma de aplicação de serviços de ligação de dados, foi promulgado em 2009. Isso obriga a regulamentação da aplicação CPDLC no espaço aéreo da União Européia. Exige que todos os prestadores de serviços de navegação e utilizadores do espaço aéreo da União Européia passem a ser equipados com a tecnologia recomendada pela ICAO, compatível com a rede de telecomunicações aeronáuticas (ATN) e VHF Digital Link modo 2, a partir de 2013.

O CPLDC permite que pilotos e controladores de tráfego aéreo troquem informações de rotina através do data link, substituindo os tradicionais meios de comunicação, como os rádios que foram usados na indústria aérea por mais de 50 anos. A EUROCONTROL, Organização Europeia para Segurança da Navegação Aérea, estima que a implementação do CPLDC no espaço aéreo vai trazer um aumento de 11% na capacidade e uma redução de 29% na carga de trabalho do controlador. A segurança também será reforçada através da substituição de canais de voz congestionados e de má qualidade por canais de dados, em que as mensagens são claras e estão disponíveis na tela do cockpit.

A SITA já havia sido selecionada como fornecedora de infraestruturas datalink ar-terra ou de sistemas para os provedores de serviços de navegação aérea da Alemanha (DFS); EUROCONTROL Maastricht; FABEC (Bloco de Espaço Aéreo Funcional – Europa Central) que reúne a França (DSNA), Suíça (Skyguide), Bélgica (Controle belga), Holanda (LVNL), e Luxemburgo (ANA) juntos; Reino Unido (NATS) e Portugal (NAV Portugal).

Perfil-A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em voo, e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.46 bilhão (€1.07 bilhão), em 2010.

Perfil-ALTYS Technologies oferece suporte para o desenvolvimento, validação, implantação e operação de sistemas de última geração do CNS. Desde sua criação em 2000, ALTYS é um parceiro fundamental das organizações públicas no mundo da aviação (Eurocontrol, FAA, DSNA, Austrocontrol, MITRE…) e indústrias, tanto do segmento aéreo quanto terrestre (Airbus, Dassault Aviation, Embraer, THALES, Rockwell Collins, Honeywell, GE Aviation, SITA, ARINC, ITT, Harris Corporation, Lockheed Martin…) desempenhando um papel ativo no surgimento de novos aplicativos que dependem de sistemas de comunicação digital.

A ALTYS é líder mundial em modelagem de ligação de dados para arquitetura, monitoramento e testes de plataformas, tendo desenvolvido produtos que rapidamente tornaram-se referência na indústria da aviação. A empresa combina habilidades na área de telecomunicações e computação com uma experiência de som na indústria aeroespacial e domínios de ATM, e possui um profundo conhecimento dos antigos sistemas e dos futuros que serão implementados em arquiteturas tanto aéreas quanto terrestres, tais como ACARS, VDL2, ATN, SATCOM, IP ou WiMax.

Com sede em Toulouse, França, e com uma subsidiária integral fundada em Delaware, EUA, a ALTYS Tecnologia atende a mercados nacionais e internacionais apoiando o crescimento do volume de atividades ligadas aos programas europeus e FAA. A empresa também está expandindo seus projetos para a região do Pacífico-Asiático para aeronaves locais e iniciativas de desenvolvimento do sistema CSN, através de sua participação em eventos locais, como a Conferência e exposição Internacional de Negócios da Aviação em Xangai. [ www.altys-tech.net ].

Perfil-Aena Navegação Aérea é a filial para a navegação aérea e controle de ar do espaço aéreo espanhol, que detém a responsabilidade do ANSP (prestador de serviços de navegação) e o controle do tráfego aéreo do Atlântico Sul/ilhas Canárias. O papel da AENA é essencial para a evolução do "céu aberto", programa do Eurocontrol.

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