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17/03/2012 - 07:41

Algar Telecom registra lucro líquido de R$ 144,4 milhões em 2011

Resultado é 10,2% superior ao registrado no ano anterior.

Uberlândia– A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, encerrou 2011 com lucro líquido de R$ 144,4 milhões, um crescimento de 10,2% quando comparado ao do ano anterior. A receita líquida da companhia, por sua vez, alcançou R$ 1,682 bilhão, resultado 11,3% acima do conquistado em 2010.

Os serviços de voz e dados para o mercado corporativo da área de autorização foi um dos destaques ao apresentar receita bruta de R$ 380,8 milhões, evolução de 32,9%. Neste segmento, a estratégia de crescimento da Algar Telecom visou agregar valor aos serviços ao realizar uma política de relacionamento estreito com os clientes por meio de uma infraestrutura de escritórios regionais que permitem o atendimento a 51 cidades de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal.

A área de terceirização de processos de negócios e tecnologia, cuja receita foi incrementada em 24,1% e alcançou R$ 392,7 milhões de receita bruta, foi outro destaque da companhia. Os investimentos realizados em infraestrutura e o esforço na busca de certificações possibilitaram entender e servir melhor as demandas do mercado e atrair novos clientes.

O desempenho financeiro da Algar Telecom foi influenciado pela estratégia de diversificação das fontes de receita da companhia. Como consequência do desenvolvimento de novos negócios, menos da metade das receitas em 2011 foram geradas pelos serviços de voz. Da receita bruta total de R$ 2,15 bilhões, 30% teve origem em banda larga e dados e 18% em serviços de terceirização de processos de negócios e tecnologia.

Para manter o crescimento sustentado dos negócios, a Algar Telecom ampliou em 57% os investimentos. Do total de R$ 371,9 milhões investidos, 39% foi direcionado para suportar o crescimento da receita de produtos de voz e dados e 12% para a expansão dos serviços de varejo para novas áreas adquiridas por meio do leilão da banda H, última frequência disponível no país para a prestação de serviços na plataforma 3G, pela qual passaram a ser ofertados pacotes com internet, telefonia fixa, móvel e TV por assinatura em 19 novos municípios.

As cidades mineiras que passaram a ser atendidas pela Algar Telecom receberam escritórios nos quais foi priorizada a contratação de talentos humanos locais. O estabelecimento do relacionamento próximo e que respeita as especificidades da cultura e dos hábitos regionais, uma das marcas da atuação da empresa, também foi outra prioridade neste processo de expansão.

De acordo com avaliação desenvolvida pela Standard & Poor’s, a atual estratégia de investimentos é realizada com forte geração de caixa, diversificação de negócios e endividamento adequado. Tanto que a agência de classificação de risco elevou o rating de crédito da companhia de “BrA+” para “BrAA-“.

“A execução do plano de expansão de forma rápida e inovadora, o crescimento dos serviços para o mercado corporativo e outras metas cumpridas ao longo do ano, comprovam a eficiência do modelo de gestão corporativa que, ano após ano, contribui para consolidar o crescimento da Algar Telecom”, afirma o diretor presidente Divino Sebastião de Souza. “Mais uma vez, graças à visão de futuro que sempre fez parte de nossa trajetória, os desafios foram superados”.

Em sintonia com a política de redução da emissão de gases geradores do efeito estufa, a expansão da oferta pela Banda H utiliza tecnologia que gera 30% menos consumo de energia elétrica quando comparada com as utilizadas atualmente pelo mercado. Por todo o conjunto de iniciativas de sustentabilidade, a Algar Telecom foi reconhecida com a certificação ISO 14001, norma internacional que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental eficaz.

O planejamento de 2012 prevê o aperfeiçoamento das políticas na área ambiental. Uma das inovações será a utilização de energia solar e eólica em torres celular. Em inovação, serão priorizadas parcerias com instituições públicas de pesquisa para o desenvolvimento de novos serviços e soluções em telecomunicações.

Destaques por segmento:Telefonia fixa – A empresa, a despeito do que acontece no contexto geral do setor, encerrou 2011 com crescimento de 15,8% no número de terminais de telefonia fixa, refletindo a evolução do serviço tanto na autorização quanto na concessão.

Telefonia celular - Em 2011, a base de clientes de telefonia celular da Algar Telecom cresceu 5,6% em relação a 2010, encerrando o ano com 612 mil clientes. O segmento pós-pago apresentou crescimento de 12,0%, passando de 183 mil, em dezembro de 2010, para 205 mil em 2011.

Banda larga - Os acessos à banda larga, foco estratégico da companhia, cresceram 20,1%, passando de 277 mil em 2010 para 332 mil em 2011. A Algar Telecom lançou, no final do ano, planos de internet Ultra Banda Larga capazes de transmitir dados de até 100 Mbps por segundo disponibilizada via rede de cabo HFC (rede híbrida de fibra óptica e cabos coaxiais) e GPON. Na tecnologia 3G, importante complemento de oferta, o número de clientes passou de 38 mil em 2010 para 56 mil em 2011, um crescimento de 48,6%.

TV por assinatura - Os clientes de TV via satélite somaram 61 mil ao final de 2011, um crescimento de 33,1% em relação a maio de 2010. Este produto vem alavancando a venda de pacotes que combinam telefonia fixa, internet banda larga e TV. Somados aos 32 mil clientes da operação de TV a cabo nas cidades de Uberlândia e Araguari (MG), a empresa encerrou o ano com 94 mil clientes de TV, um crescimento de 18,4% em relação a 2010.

Dados ao mercado corporativo da autorização - Juntamente com serviços de voz, a Algar Telecom oferta soluções de dados ao mercado corporativo de sua área de autorização – que engloba as principais cidades do sudeste. Com um diferencial no atendimento e relacionamento e com sua moderna rede IP, a Algar Telecom vem conquistando clientes de forma acelerada. Em 2011 as receitas destes serviços atingiram R$ 380,8 milhões, 32,9% maiores que as de 2010.

Terceirização de processos de negócios e tecnologia - Em 2011 a Algar Tecnologia, subsidiária integral da companhia, apresentou crescimento tanto dos serviços de contact center – com a ativação de grandes operações –, quanto dos serviços de TI – com sua expansão para novas áreas geográficas. Em 2011, estes últimos cresceram 35% e já representam 24% da receita total da subsidiária.

Negócios complementares - O negócio de engenharia de telecomunicações, prestado pela subsidiária Engeset, conquistou novos contratos ao longo de 2011, com destaque para a prestação de serviços de instalação de ADSL, dados e de gerenciamento de projetos. A Algar Mídia, por sua vez, apresentou crescimento principalmente nos negócios de listas e guias e de serviços online.

Algar Telecom -A Algar Telecom, detentora da marca CTBC, é uma empresa brasileira de telecomunicações pertencente ao Grupo Algar, que se diferencia por eficiência de atendimento, proximidade no relacionamento com seus clientes, forte cultura de inovação e a constante preocupação com a sustentabilidade em todas as esferas de sua atuação.

Grupo Algar -A Algar é um grupo empresarial brasileiro empreendedor fundado há 82 anos. Hoje, a atuação da Algar se estende para todo o Brasil nas áreas de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo. O nome Algar vem das iniciais do seu fundador, Alexandrino Garcia

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