Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2012 - 07:48

Tuberculose é tema de palestra gratuita

A tuberculose é uma das principais causas de morte por doenças contagiosas no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é responsável por 1,7 milhões de óbitos ao redor do mundo anualmente. Para entender o que é tuberculose, quais os sintomas, prevenção e tratamento, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos promoverá palestra gratuita sobre o assunto, no dia 21 de março, às 15h, no Centro de Convenções da instituição. As inscrições podem ser feitas nos telefones (11) 5080-4127 e (11) 5080-4351.

A palestra será transmitida ao vivo pela internet (www.pcomunic.com.br/bemviver.html) e os internautas poderão encaminhar suas dúvidas ao palestrante. Também está disponível um vídeo sobre o tema no canal do hospital no YouTube (www.hpev.com.br/HospitalEV).

O Brasil está entre os 22 países que concentram a maioria de casos de tuberculose no mundo. São cerca de 70 mil novos casos e 5 mil mortes ao ano. Causada pelo Bacilo de Koch, um tipo de micobactéria, a doença é contagiosa e afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos, como os ossos, os rins, cérebro entre outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são tosse contínua acompanhada de escarro, às vezes com sangue, febre, sudorese noturna, emagrecimento acentuado e fraqueza. “A tuberculose tem cura, desde que o tratamento seja feito de forma correta”, afirma o médico do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Dr. Luiz Francisco Ribeiro Médici.

O tratamento é feito gratuitamente pela rede pública e dura cerca de seis meses. O especialista destaca que é imprescindível fazer o tratamento até o fim, sem interrupções. “Muitos param de tomar os remédios assim que os sintomas melhoram o que favorece o surgimento de germes mais resistentes aos medicamentos e a disseminação da tuberculose.” O médico explica que o paciente deixa de transmitir a doença após 15 dias utilizando os antibióticos, mas volta a ser transmissor se não finaliza o tratamento.

De acordo com o especialista, é importante que aqueles que tiverem algum contato com pessoas com tuberculose passem por exames para identificar se foram contaminados, mesmo que não apresentem sintomas. “A transmissão se dá pela respiração. Quando alguém doente tosse, fala ou espirra micobactérias são lançadas no ar e podem contaminar pessoas que estiverem no mesmo ambiente. Por isso é preciso conscientizar os pacientes para que cubram a boca e o nariz ao espirrar ou tossir”, destaca.

A prevenção inclui evitar aglomerações e locais fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. “É importante manter os ambientes arejados. O vento e a luz do sol ajudam a eliminar os agentes contaminantes. Vale lembrar que a tuberculose não é transmitida pelo uso de objetos”, afirma o especialista. Médici alerta para a importância da imunização infantil. “A vacina BCG deve ser feita logo após o nascimento do bebê e protege as crianças de formas mais agressivas da doença.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011.

.[Palestra gratuita "Tuberculose" , no dia 21 de março (quarta-feira, às 15h ,no Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, São Paul)o/SP.Mais informações e inscrições: (11) 5080-4127 e (11) 5080-4351.Site: www.hpev.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira