Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2012 - 08:15

Brasil volta a participar do Salão do Livro de Paris

Começa hoje na França a participação brasileira com homenagens a Jorge Amado, Clarice Lispector e palestra sobre o Programa de Bolsas de Tradução

Depois de mais de uma década de ausência, o Brasil volta a ter uma participação oficial no Salão do Livro de Paris, com um estande organizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) no evento, que iniciou no dia 16 de março (sexta-feira), e prossegue até 19 de março. Um time de seis jovens autores irá debater, a convite do governo brasileiro, os novos rumos da literatura brasileira. Além disso, haverá debates profissionais com a coordenadora da FBN responsável por ações de internacionalização, Moema Salgado, que apresentará tendências do mercado e detalhes do programa de bolsas de tradução oferecido pela Biblioteca.

Autores: Os autores escalados para representar o Brasil são Adriana Lisboa, Adriana Lunardi, Arthur Dapieve, João Anzanello Carrascoza, Maria Valéria Rezende e Tatiana Salem Levy. Eles conversarão com o público neste sábado, dia 17, no Salão (às 10h30m, salle Nota Bene, Y69, Pavillon 1) e na terça-feira, dia 20, na Universidade de Paris-Sorbonne, em debate a ser mediado pelo professor Leonardo Tonus (na Maison de la Recherche, salle DO35, 28 rue Serpente, 75006). Os autores também irão autografar títulos seus publicados em Paris.

Bolsas de tradução: Na segunda-feira, 19, Moema Salgado conversará no Salão (salle Nota Bene, Y69) sobre perspectivas do mercado brasileiro e o programa de bolsas de tradução, cujo atual formato foi lançado pela FBN em meados do ano passado. Até 2020, a FBN irá disponibilizar US$ 7,6 milhões para o programa. Na França, as bolsas concedidas pela FBN já viabilizaram novos títulos como Quand je sortirai d´ici (Leite derramado), de Chico Buarque, publicado pela Gallimard, com tradução de Geneviève Leibrich; Troupe d´Élite 2 (Elite da Tropa 2), da editora Anacaona, com tradução de Paula Anacaona; e Black Music, de Arthur Dapieve, pela Asphalte Éditions, com tradução de Philippe Poncet.

Homenagens a Jorge Amado e Clarice Lispector: Em parceria com a Academia Brasileira de Letras, foi organizado no estande da FBN um espaço em homenagem a Amado, cujo centenário se celebra este ano. Também estão sendo realizados debates sobre o autor de “Gabriela, cravo e canela” na Bibliothèque Nationale de France (BnF), onde neste sábado, dia 17, às 17h, a presidente da ABL, Ana Maria Machado, falará sobre a obra de Amado (Auditorium François Mitterrand, Galerie Jules Vernes, Hall Ouest. Endereço: Quai François Mauriac – 75013). Na segunda-feira, 19, às 9h30m, os acadêmicos Ana Maria Machado, Nélida Piñon e Sergio Paulo Rouanet falarão sobre Jorge Amado na Sorbonne – Paris 3 (Salle Bourjac/ 17 rue de la Sorbonne, 75005).

No domingo [18 de março], o americano Benjamin Moser fará no Salão uma apresentação de “Clarice Lispector – Une biographie” (éditions Des femmes). Clarice também é motivo de uma exposição recém-inaugurada, em cartaz até 28 de abril, na galeria Espace Des Femmes (35, rue Jacob- 75007).

Venda de títulos: Além disso, o estande oficial do Brasil oferece como novidade um espaço de venda de títulos brasileiros, através de uma parceria com a tradicional livraria parisiense de Michel Chandeigne, especializada em autores de língua portuguesa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira