Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2012 - 10:47

Norma de parede de concreto é aprovada

A norma para edificações construídas em Parede de Concreto Moldada in loco acaba de ser aprovada. A novidade foi anunciada no último dia 29 de fevereiro. A expectativa é que a norma seja publicada em abril.

A partir de agora, o sistema construtivo, que até o momento seguia diretrizes do Sistema Nacional de Aprovações Técnicas (Sinat), passa a ser guiado pela norma ABNT, o que deve contribuir para que mais construtoras utilizem as paredes de concreto e para a consequente expansão dessa tecnologia no Brasil.

Sob liderança da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), somando conhecimentos gerados pelo Grupo Parede de Concreto, em apenas oito meses, o texto-base da norma foi consolidado e colocado em consulta nacional e recebeu mais de 100 votos de aprovação. O processo foi conduzido pelo CB-02 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mais informações sobre paredes de concreto -A indústria da construção brasileira atravessa um momento positivo, beneficiada pela alta demanda e pelo maior acesso da população ao crédito e essa conjuntura exige das construtoras mais foco em obras duráveis que atendam padrões técnicos reconhecidos e que tenham velocidade de execução e qualidade estética.

E para atender o mercado e às expectativas de prazos dos consumidores, o setor dispõe do sistema Paredes de Concreto, que oferece mais agilidade, produtividade e redução de custos do que sistemas tradicionais como alvenaria de tijolos, estrutura convencional e mista.

Diante desse cenário, a ABCP, em parceria com a Associação Brasileira de Serviços de Concretagem (Abesc) e o Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS), promoveu visitas de um grupo de construtoras a obras em Santiago (Chile) e em Bogotá (Colômbia), iniciadas em 2007, que deram prioridade ao uso de paredes de concreto moldadas in loco.

Além disso, foi constituído o Grupo de Paredes de Concreto, em parceria com a Associação Brasileira de Serviços de Concretagem (ABESC), o Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS) e as principais construtoras nacionais, para atuar no mercado de média / baixa renda e, dessa forma, potencializar o uso dessa tecnologia no Brasil. A perspectiva é de incentivar a construção de mais de 500 mil unidades habitacionais até 2011, com potencial de consumo próximo a 3 milhões de toneladas de cimento.

No biênio 2008 / 2009, a ABCP e seus parceiros produziram a Coletânea de Ativos Paredes de Concreto 2, lançada no início de 2010. A publicação, editada nas versões impressa, CD e web, traz novos ativos, que incluem orientações importantes sobre o projeto, escolha do sistema construtivo e fôrmas, concreto e armaduras.

Na edição, foram incluídas novas e importantes visões – como a coordenação modular do sistema, seu alinhamento com a segurança do trabalho, por meio do atendimento da N18, a revisão das propostas de normas, incluindo orientações para edifícios acima de 5 pavimentos, ferramenta para a rastreabilidade de execução – aspecto fundamental para registrar o processo e melhorá-lo – e, finalmente, diretrizes para orientar empreendedores interessados em adotar a Parede de Concreto em projetos financiados pela Caixa.

Perfil da ABCP- A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que, há 75 anos, promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas sobre cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre concreto e mantém uma equipe de profissionais, como arquitetos, engenheiros, geólogos e químicos, à disposição do mercado para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Entre as atividades desenvolvidas nestes 75 anos, a Associação destaca-se pelas pesquisas que envolvem o uso do concreto em grandes obras, bem como pelo aperfeiçoamento técnico transmitido por meio de cursos ministrados para universitários, com apoio de construtoras e empresas do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira