Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2012 - 10:58

Castração e sua importância nos dias atuais

Antes de adquirir um animal, é importante ter o conhecimento sobre suas necessidades físicas e psicológicas, além de se certificar que o ambiente para o qual está levando lhe proporcionará bem estar e uma vida saudável. Levar um bichinho para dentro de casa é, antes de tudo, ter consciência de que você será o responsável por sua saúde e preservação.

As vacinas, que previnem a raiva e outras doenças típicas desses animais domésticos, são fundamentais para o bom desenvolvimento do bicho. Além das visitas ao veterinário para saber se tudo está bem, outra medida muito importante e, infelizmente, pouco discutida entre as instituições responsáveis pela saúde desses animais é a castração.

A castração nada mais é do que uma simples cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir a reprodução desenfreada destes animais. Para se ter uma ideia do grande crescimento, para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos são gerados. Esta situação explica o grave problema da superpopulação desses animais, ocasionando a morte de milhares deles.

Segundo Patrick Sakuyama, importante veterinário de Atibaia, a castração evita que cães e gatos sejam abandonados nas ruas e previne doenças sérias. “Hoje se sabe que a castração em cães jovens evita o aparecimento de alguns tipos de tumores, como mamários e ovarianos em fêmeas e, em machos, evita o aparecimento de tumores de próstata. A castração também auxilia no controle do comportamento dos cães”, explica.

Muitos mitos rodam o tema “castração”, como a mudança de comportamento dos animais, mas é neste momento que os donos devem entrar em ação. “A atividade física é importante para todos os animais, independente de serem castrados ou não. Devido à diminuição hormonal, alguns cães podem ganhar peso, mas consegue-se evitar isso através de exercício físico e controle da ração”, afirma Sakuyama.

Como a cirurgia é feita com anestesia geral os animais não sentem nada durante a cirurgia. Após o procedimento, deve-se utilizar antibióticos e analgésicos para evitar infecção e dor/inflamação. Como o limiar de dor de um cão é mais baixo que o humano, um cão castrado consegue brincar e correr no dia seguinte à cirurgia, coisa que humanos não conseguem.

A castração dos machos é diferente das fêmeas. Nos machos serão retirados os testículos, já nas fêmeas, serão retirados os ovários e o útero. Essa cirurgia é sempre feita com anestesia geral depois da realização de exame de sangue.

Em um animal com saúde perfeita, a recuperação é praticamente imediata. Para isso, é necessário consultar um veterinário para informar se o animal já sofreu algum tipo de acidente ou se toma medicação específica, pois os riscos da anestesia são os mesmos em homens e animais.

Por isso, fique atento à saúde de seu animal. Muitas Prefeituras realizam campanhas para promover a castração desses animais. Desta forma, evita-se o abandono, além de garantir a limpeza das ruas onde estes animais supostamente ficariam alojados. Qualquer raça pode ser castrada a partir dos 5 meses de idade.

Quem ama, cuida.

. Por: Marcelo Rachid, jornalista Marcelo Rachid é freelancer e autoriza a publicação de seu texto, na íntegra, desde que seja dado o crédito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira