Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2012 - 12:06

No refúgio certo


Para fugir do estresse e da correria do dia a dia, cada vez mais pessoas investem em casas de praia ou de campo, transformando-as em verdadeiros refúgios, cheios de personalidade e conforto. Mas para não errar e transformar o local num grande motivo de dor de cabeça é preciso estar atento aos materiais e as especificidades de cada ambiente, entre outros detalhes que esse tipo de imóvel requer.

O primeiro passo é reconhecer quais são as necessidades de cada família ou da pessoa que vai ocupar a casa. Alguns detalhes importantes devem ser conferidos como, por exemplo, se tem filhos e com que freqüência a residência deverá ser usada. Todos os anseios e desejos devem ser colocados no papel.

Além disso, outro ponto imprescindível são as visitas. Qual é o perfil das pessoas que pretende receber em sua casa de praia ou de campo? São casais, crianças, idosos? É bom lembrar que a casa deve estar pronta ou ter fácil adaptação para receber bem, sempre.

Nas casas de praia, abuse de motivos de conchas, animais marinhos, barcos e coqueiros. Para este local também é bom evitar objetos e móveis de ferro, já que a maresia não tira férias e causa corrosão rapidamente. Outro inimigo das residências de veraneio é o mofo, por isso, muitas delas têm suas paredes e o forro lavados com cloro.

Nas cores, abuse dos tons de azul, mesclados com cores claras. Por causa do calor, usar cores muito fortes e vibrantes exige manutenção mais frequente, já que com o calor tendem a desbotar.

Nas casas de campo, aposte em flores, cavalos e vegetações. No inverno, este tipo de residência também pode ganhar toques especiais, conferindo ainda mais aconchego com o uso de capas de almofadas com cores e texturas que transmitem uma sensação térmica. Tons mais quentes, como vermelho e marrom, ajudam a aquecer os ambientes. Listras e xadrez também são boas opções de estampas.

No verão, invista no jardim. Mesas, cadeiras e espreguiçadeiras ganham espaço em áreas abertas. Além disso, este cenário permite brincadeiras de contraste, que mesclem o rústico e o moderno. Se a casa for cercada de verde, há a possibilidade de usar vidros, que permitem uma interação com o ambiente e dão toque de sofisticação.

Quanto aos materiais, tanto numa opção quanto na outra, a aposta são os ecológicos como o bambu, madeira certificada, além de vidro, cerâmicas e porcelanatos. Porém, é bom estar atento, já que não existe fórmula certa e o clima do local é o que define qual o melhor material para cada caso.

.Por: Andréa Parreira, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, a arquiteta Andréa Parreira (CREA/SP nº 5060352936) começou a sua carreira durante a graduação, há 21 anos, com ampla atuação no mercado da construção civil, de arquitetura residencial e decoração de interiores, criando, inclusive, alguns móveis personalizados para seus clientes. [www.andreaparreira.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira