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20/09/2007 - 10:48

Rodadas de negócios em Saúde no Chile

Empresas brasileiras vão participar de rodadas de negócios com 120 importadores, representantes, distribuidores e empresas chilenas interessadas na realização de parcerias

A APEX-Brasil realiza, de 24 a 27 de setembro de 2007, Missão Empresarial ao Chile voltada para o setor de equipamentos médicos, laboratoriais, odontológicos e softwares para o setor de saúde. O evento está sendo promovido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX, com apoio da Câmara de Comércio de Santiago.

Os empresários brasileiros - dez do setor de equipamentos e cinco da área de software - vão estar em contato com 120 importadores, representantes, distribuidores e empresas chilenas interessados na realização de parcerias. A missão inclui rodadas de negócios, visitas técnicas, um seminário com consultoria local e reuniões nas empresas chilenas.

Com um PIB de US$ 115,3 bilhões em 2005, a economia do Chile vem crescendo nos últimos anos e o FMI prevê um crescimento de 5,5% até o final de 2007. O Brasil é o terceiro maior exportador para este país, ficando atrás dos EUA e da Argentina. Em 2006, as exportações brasileiras para o Chile totalizaram US$ 3,89.

O mercado chileno de equipamentos médicos é bastante competitivo. A produção nacional é limitada tanto para equipamentos médicos quanto para odontológicos, sendo que o consumo de produtos desse setor é bastante dependente das importações do país. O governo chileno investe cerca de 7% do seu PIB com saúde e oferece esses serviços para aproximadamente 70% da população.

Neste segmento o Brasil é um dos principais fornecedores do Chile, juntamente com os Estados Unidos e China. "O Chile é um mercado repleto de oportunidades para o Brasil, devido à nossa competitividade e localização geográfica, levando em consideração que a concorrência é grande não apenas para produtos de consumo, mas também para a indústria como um todo", analisa o gestor de projetos da APEX-Brasil Ricardo Santana.

A APEX-Brasil está aplicando R$ 169 mil na realização da missão. A expectativa de geração de negócios durante o evento é de US$ 50 mil e mais US$ 1 milhão nos 12 meses seguintes.| Por: AE

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