Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2012 - 10:42

Co-Creative Packaging: o desafio de inovar com o consumidor

Com o tema “Co-Creative Packaging: o desafio de inovar com o consumidor”, a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) realizará o 15º Congresso Brasileiro de Embalagem, nos dias 14 e 15 de agosto.

O Congresso é realizado desde 1977 e assim como em suas demais edições, reunirá renomados palestrantes e altos executivos de empresas de bens de consumo que trarão uma visão estratégica sobre o desenvolvimento dos seus mercados, norteando com isso as tendências para o desenvolvimento das embalagens no Brasil e no mundo.

O tema escolhido tem como objetivo analisar a nova dinâmica da sociedade calcada na colaboração, participação e interação e, como a embalagem pode se tornar uma plataforma estratégica nesse novo cenário.

Outro enfoque visa explorar novas oportunidades para o setor de embalagens focadas em maior valor agregado e diferenciação.

Por meio destes objetivos, o evento fará um panorama do desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo, trazendo referências para os executivos sobre as oportunidades em diferentes mercados, os rumos na gestão do mercado de bens de consumo, as tendências em posicionamento estratégico de produtos, o melhor entendimento da sociedade impulsionada pela conexão global entre pessoas e empresas e, as novas diretrizes no desenvolvimento de embalagens conciliando interação, oportunidades e sustentabilidade.

Para oferecer uma visão global do mercado, o Congresso apresentará quatro diferentes painéis.

O painel Cenário Macroeconômico apresentará as perspectivas econômicas do Brasil e do mundo e a análise da importação de bens de consumo. O panorama da indústria de embalagens no mundo falará sobre mercados; crescimento e desafios; tendências e inovações. Esse painel contará com a palestra do Packaging Today, uma empresa do grupo inglês Canadean Market Intelligence, um dos maiores grupos de comunicação e pesquisa em produtos de consumo do mundo, que será proferida por Felicity Murray, editora-chefe da publicação.

O painel Com a Palavra: os Executivos trará duas mesas redondas e contará com a participação de Presidentes de Indústrias de Bens de Consumo brasileiras. Na primeira delas, estes executivos discutirão o tema “O mercado em cada região do país, perspectivas e tendências” abordando como são as indústrias de bens de consumo nas regiões norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste e como são seus mercados, além de perspectivas e tendências.

Na segunda mesa redonda, o tema abordado será “Os desafios do mercado brasileiro e as oportunidades”. Esta mesa contará com a mediação de José Ricardo Roriz Coelho - Presidente da Vitopel e já tem confirmadas as participações de Júlio Muñoz Kampff - Presidente da Henkel para a América Latina, Jose Antônio Lorente - Presidente da Owens-Illinois Europa e Nelson Fazenda - Presidente da Dixie Toga para a América Latina.

O painel Com a palavra: o Mercado trará palestras setoriais com temas relevantes para toda a indústria.

Para falar sobre o Mercado de Bebidas, o Vice-President, Global Advertising Strategy and Content Excellence da The Coca-Cola Company, Jonathan Mildenhall fará a palestra “Storytelling: to consumers, with consumers”. Trabalhando com uma linguagem moderna e interativa calcada nas novas dinâmicas de co-criação, esta apresentação trará a visão da Coca-Cola em como se aproximar dos consumidores da nova geração, trabalhando valores racionais e emocionais. Como explorar a embalagem como plataforma de interação que promove a aproximação dos valores da empresa com os anseios dos jovens.

Outro setor abordado será o Mercado de Alimentos, Cuidados Pessoais e Cosméticos. Nesse painel, Michael Maggio, VP Global Engineering Packaging - Strategic Design Operations da Johnson & Johnson, abordará o tema “Entendendo o consumidor, antecipando suas necessidades”. Além da J&J, esse painel trará cases de co-criação de embalagens e produtos, a visão de grandes corporações sobre o desenvolvimento de seus mercados no Brasil e no mundo e oportunidades para a embalagem no fomento de promoções e mercados.

O Painel Para onde as novas tecnologias vão nos levar e como vão influenciar o varejo e os produtos terá como tema central “As novas tecnologias digitais e suas influências na dinâmica da sociedade”, mostrando as novas plataformas de comunicação, promoção e e-commerce; como estas tecnologias influenciam os mercados de bens de consumo não duráveis (alimentos, bebidas, produtos limpeza, cosméticos, farmacêuticos) e o que pode mudar na dinâmica destes produtos e nos hábitos da sociedade.

ABRE-Fundada há 44 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil, por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2012 terá como tema “Co-creative packaging: o desafio de inovar com o consumidor”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação promoveu em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sobo tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo” e também os Cafés da Manhã mensais.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor. [www.abre.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira