Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2012 - 10:42

Empresário se declara confiante no futuro, mas pessimista sobre a atual situação da economia

Brasília– A confiança do empresário sobre as perspectivas da economia e da sua empresa aumentou em março, mas recuou na avaliação das atuais condições da economia e do seu negócio, revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, 20.03. O ICEI varia de zero a cem. Valores acima de 50 mostram confiança e abaixo de 50, pessimismo.

Em março, o ICEI cresceu 0,4 ponto frente a fevereiro, atingindo 58,6 pontos. A leve alta do índice foi puxada pela elevação de 0,7 ponto no período das expectativas dos industriais sobre o comportamento da economia e das empresas nos próximos seis meses. Este indicador saiu de 62,7 pontos em fevereiro para 63,4 pontos em março.

Já a percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia e dos negócios está ainda mais negativa. O índice, que foi de 49,4 pontos em fevereiro, recuou para 49 pontos, em março, continuando abaixo da linha dos 50 pontos, configurando pessimismo. Dos 35 setores consultados na pesquisa, apenas cinco – farmacêutico, químico, impressão e reprodução, couros e alimentos – estão com indicador acima de 50 pontos na avaliação da atual situação econômica e das empresas.

O economista da CNI Marcelo de Ávila explica que o pessimismo dos empresários sobre o atual cenário econômico e das empresas é causado pela queda da produção industrial nos primeiros meses do ano. “No entanto, os empresários estão otimistas sobre o futuro devido às medidas adotadas pelo governo para controlar a valorização cambial, como a aceleração da queda da taxa de juros, cujos efeitos positivos devem ser sentidos nos próximos meses”, completa Ávila.

De norte a sul – Os empresários nordestinos são os mais otimistas. O ICEI da região Nordeste atingiu 62,9 pontos em março ante 61,7 pontos em fevereiro. É seguido pelo índice da região Norte, que registrou 59,7 pontos, e do Centro-Oeste, que assinalou 59,1 pontos. Os empresários das regiões Sul e Sudeste são os menos otimistas. Enquanto o ICEI no Sul marcou 56,8 pontos, o do Sudeste foi de 56,4 pontos em março.

O ICEI de fevereiro foi calculado com base em entrevistas com 2.304 empresas entre 1º e 14 de março, das quais 829 de pequeno porte, 880 médias e 595 de grande porte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira