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22/03/2012 - 10:42

Telefônica inaugura nova central de atendimento no Rio de Janeiro

Unidade vai garantir a criação de 5 mil empregos na Zona Norte do Rio de Janeiro

Com a meta de contratar quase 14 mil pessoas no Rio de Janeiro até o fim de 2012, a Atento, empresa do grupo Telefônica, inaugurou sua quinta unidade na cidade, em Madureira. A nova central de atendimento vai garantir a criação de 5 mil empregos na Zona Norte do Rio. As primeiras 3,5 mil contratações já foram realizadas. O lançamento do serviço, instalado no bairro da Zona Norte, contou com a presença do governador Sérgio Cabral, que junto com o prefeito Eduardo Paes acompanhou a presidenta Dilma Rousseff em visita ao Rio, no dia 21 de março (quarta-feira).

A instalação da central de atendimento faz parte do programa de incentivos coordenado pela Prefeitura do Rio em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e pastas municipais para atrair novas empresas de teleatendimento para as zonas Norte e Oeste. O objetivo é transformar o Rio de Janeiro em polo brasileiro do setor.

- As empresas que trabalham pelo País recebem nacionalidade brasileira. Nós queremos que aqui tenha trabalho, geração de empregos, tecnologia, sobretudo, oportunidades aos trabalhadores e trabalhadoras. O primeiro emprego é algo muito importante na vida. Sei o que isto significa para pessoas que tem 17, 18, 19 anos. É fundamental que nós tenhamos empresas aqui em Madureira. O bairro carioca faz parte da alma do Brasil - disse a presidenta, durante a inauguração.

Com aprovação em 2009 da lei 5.044, as centrais de telesserviços tem agora atrativos a mais para se instalarem no Rio. A lei prevê a redução da alíquota de ISS de 5% para 2% e a isenção de ITBI e de IPTU por três anos para call centers sediados nestas regiões. Segundo o presidente do Instituto Pereira Passos, núcleo vinculado à Secretaria municipal da Casa Civil, que coordena o projeto de estímulo às empresas do setor, Ricardo Henriques, 45% dos contratados estão no primeiro emprego e 80% dos profissionais têm menos de 24 anos.

- A lei tem a intenção de incentivar a atração de empresas. As regiões Norte e Oeste estavam esvaziadas - ressaltou. Com esta central, o grupo Telefônica passa a empregar 107 mil empregados no Brasil, 85 mil deles na Atento.

Segundo o presidente do grupo Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente, mais de 70% dos funcionários dos núcleos de atendimento são mulheres. Só no ano passado, foram promovidos de 15 a 20 funcionários, em média, que chegaram ao cargo de supervisores. O novo call center conta com 10 salas de atendimento, instaladas em um prédio de dois andares.

- Madureira é um bairro conhecido internacionalmente por suas escolas de samba e sofreu um processo grande de desindustrialização.Este é um prédio de 10 mil metros quadrados, totalmente reformado. Temos no setor de telesserviços a capacidade de oferecer a oportunidade do 1º emprego para muitas pessoas, com carteira assinada. É um orgulho muito grande chegar ao final de 2012 com 14 mil empregos - destacou.

Para a funcionária Jaqueline Stefanon, de 28 anos, o início como operadora da Atento trouxe oportunidades a longo prazo:

- Estou há nove anos na empresa, entrei para realizar serviço temporário, fui promovida várias vezes, e hoje sou gestora de RH, de Recrutamento e Seleção - contou a moça, que representou os funcionários da empresa no evento.| Julia Brito

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