Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2012 - 11:48

Histórias assim - Rudyard Kipling


Reunido os contos infantis fantásticos de forma ainda inéditos no Brasil de um dos maiores escritores ingleses, Rudyard Kipling, que ficou marcado pela versão de Mogli no desenho animado da Disney, o livro Histórias assim traduzido do original Just so Stories traz 12 textos com 48 desenhos feitos a próprio punho pelo autor.

Kipling que passou grande parte da sua vida na Índia como jornalista, teve o incentivo sua filha que se encantava com suas fábulas para dormir. O tema sempre é ligado ao ambiente que vive e sua intensa cultura cercada de fantasias entre animais, como porque das corcovas do camelo ou como foi inventado o alfabeto escrito.

A tradutora, Myriam Campelo, com vasta experiência com grandes escritores teve todo o cuidado para não perder a cadência dos trocadilhos do texto original: “De suas narrativas atrevidas, mas serenamente didáticas brota um humor irresistível, tão inesperado quanto frutinhas que pulam de um bolo inglês acabado de sair do forno” e completa: “Jogos verbais, aliterações, rimas, onomatopeias, analogias, trocas e supressão de letras e sílabas, deturpações de palavras do discurso infantil: é grande o repertório de Kipling em busca de uma fala pessoal. No entanto privilegiar um caminho – o da musicalidade do original – obrigou a tradutora a sobrepô-lo a outros, desobedecendo em raros momentos a fidelidade semântica ao texto”.

O autor também adverte o leitor em seu prefácio: “Algumas histórias são feitas para ser lidas quietamente, outras devem ser contadas em voz alta. Umas servem só para manhãs chuvosas, outras para tardes longas e quentes, quando se está deitado ao ar livre. Outras ainda são narrativas para a hora de dormir. Todas as histórias de Blue Skalallatoot são matutinas (não sei por quê, mas é o que diz Effie). E todas as histórias sobre O. Sylvester Woodsey são vespertinas, geralmente contadas à sombra dos bosques. (Sylvester foi a última fada da Nova Inglaterra e achava que não ficava bem voar, usando outros recursos em vez de encantamentos.) Podia-se alterar essas histórias à vontade. À noite, porém, eram usadas para adormecer Effie, e era impossível mudar uma só palavra delas. Tinham que ser contadas exatamente da mesma forma; caso contrário, Effie acordava e punha de volta a frase que faltava. Finalmente, as três histórias – a da baleia, a do camelo e a do rinoceronte – passaram a ser como fórmulas mágicas. As crianças não são todas iguais, claro. Mas se você se deparar com alguma Effie cansada e sonolenta no fim do dia e começar a ler em voz baixa, contando as histórias exatamente como as escrevi, verá que ela vai se enrodilhar e dormir”.

Em 1907, Kipling recebe o 8º Prêmio Nobel da Literatura, sendo ainda o mais jovem a receber tal honra por “em consideração ao poder de observação, originalidade de imaginação, virilidade de ideias e talento notável para a narração que caracterizam as criações deste autor mundialmente famoso”.

Histórias assim | Autor: Rudyard Kipling | Editora: Octavo | Tradução: Myriam Campello | Título Original: Just so Stories | 232 Páginas | Assunto: Literatura infantojuvenil | ISBN: 978-85-63739-09-4 | 1ª Edição: |Preço: R$ 45,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira