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22/03/2012 - 12:02

Nike e WeShape apostam no Retail aumentado


No lançamento da camisa da Seleção Brasileira, uma nova forma de usar o varejo aponta para o futuro.

Curitiba– Conectar o fã à nova camisa da Seleção Brasileira, mas também aprofundá-lo no universo do seu ídolo. Esta foi a iniciativa que a WeShape Connection Design – escritório de desenvolvimento para retail marketing da Nike do Brasil – desenvolveu em duas de suas lojas: Nike Store Morumbi Shopping, em São Paulo, e Nike Store Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro.

“As Nike Stores funcionaram como espaço de imersão, como catalisadoras da conexão dos FOTs (Football Obsessed Teenagers), ou seja, jovens ‘loucos’ por futebol, e os NMOF (New Masters Of Football), os novos ídolos desta geração, como Neymar, Pato, Ganso e David Luiz”, explica Maurício Medeiros, sócio-diretor criativo da WeShape. “Trouxemos vários espaços de imersão: uma parede memorabília com fotos dos jogadores; um locker, que simulava um armário de vestiário, com um MP3 player que dava acesso exclusivo ao playlist dos atletas; e, por fim, um game station, que simulava o quarto do FOT, composto por uma TV, um video game com o jogo de futebol do momento, além de poltrona e puff”, acrescenta.

Essa imersão, entretanto, não parou por aí. Logo na vitrine, o consumidor, por meio de seu smartphone, pode ler um QR code que o direciona ao vídeo de apresentação da nova camisa. Já no interior da loja, o FOT, fazendo uso de iPads disponíveis no local, pode acionar Realidades Aumentadas (RA) em quatro áreas diferentes. Em uma, ao “ler” a camisa, o tablet exibia animações sobre a inspiração e informações tecnológicas sobre esse produto. Em outra, uma chuteira autografada pelo craque Neymar era reconhecida pelo FOT e ele pode visualizar todos os modelos em 3D, escolhendo suas cores e girando 360 graus.

A terceira Realidade Aumentada era acionada pela foto dos atletas cantando o Hino Nacional. Ela mostrava ao consumidor toda a emoção da nova Seleção no vídeo da execução do hino na partida Brasil x Argentina, em Belém, no Estádio do Mangueirão, em 2011. Já a última RA permitia ao consumidor visualizar um catálogo interativo de produtos da coleção CBD, linha casual inspirada no mundial de 1962. “Esse conjunto de interações transformou a Nike Store em um ambiente imersivo e responsivo que dava total controle ao FOT para navegar pelos lançamentos, informações técnicas e emocionais dessa nova Seleção”, detalha Medeiros.

Por fim, o programa de sustentabilidade da Nike, o “Nike Better World” - que, entre outros projetos, informa ao consumidor que a camisa da Seleção é feita a partir de sete garrafas plásticas recicladas - foi divulgado por meio de uma parede de garrafas PET. “Com tudo isso, a WeShape Connection Design torna-se a primeira a mostrar ao Brasil a Nike dos próximos anos: uma empresa de tecnologia que aposta no digital para potencializar o retail, e vice versa”, conclui Medeiros.

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