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23/03/2012 - 12:23

Presidente da AMPRO fala sobre promocionais no Cenp

Kito Mansano, presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e sócio-diretor da Rock Comunicação, acredita que a abertura do Cenp - Conselho Executivo de Normas-Padrão para as agências de marketing promocional é uma demonstração de respeito ao mercado de comunicação.

A declaração foi feita a partir de matéria divulgada recentemente pelo jornal Meio e Mensagem, informando que a ABAP fez reclamações sobre o credenciamento de agências promocionais pelo Cenp. Mansano não vê a declaração como uma reclamação da ABAP, e sim uma dificuldade de algumas agências de publicidade em competir com estruturas mais agressivas quando o assunto é compra de mídia.

Sobre esse tema, Kito Mansano fez algumas ponderações, esclarecendo o posicionamento da AMPRO frente às declarações:. Não acredito que a ABAP esteja reclamando ou fazendo qualquer pressão junto ao CENP, o que me parece estar acontecendo é que algumas agências filiadas à ABAP estejam com dificuldades em competir com estruturas mais agressivas e com competência diferenciada.

O fato de estarem perdendo mercado para agencias de Marketing Promocional comprova que o mercado está mudando e algumas agências de publicidade estão resistentes ao inevitável.

.A ABAP é parceira da AMPRO – Associação de Marketing Promocional - e junto com outras 36 entidades, estamos colaborando com a organização do maior congresso de Comunicação já realizado no país. Sendo assim, sempre que convocados estaremos à disposição da ABAP para esclarecer qualquer assunto que seja ponto de conflito.

.Quanto ao CENP, Conselho Executivo de Normas-Padrão, que tem como missão a definição da conduta e regras de melhores Práticas éticas e comerciais entre os PRINCIPAIS AGENTES da publicidade brasileira, entendeu que algumas agências de Marketing Promocional fazem parte deste universo de principais agentes.

.Abrir a entidade para estas agências demonstra claramente a conduta democrática, ética e de governança que a entidade se propõe. Tenho certeza que a abertura da entidade para agencias de Marketing Promocional de competência comprovada continuará acontecendo, demonstrando uma atitude de respeito ao mercado de comunicação.

.Em relação aos veículos, acredito que a expressão “vistas grossas”, usada na matéria, é um tanto pesada para se referir ao tema. Os veículos, independente de estar dentro ou fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo, precisam fazer seus números para se tornarem viáveis como negócio.

.O dinheiro que as agencias de Marketing Promocional estão trazendo para estes veículos é de extrema importância para as partes. Trata-se de dinheiro honesto e fruto de muito trabalho, tanto da agencia de Marketing Promocional quanto dos próprios profissionais destes veículos, pois sabemos que não é fácil conseguir investimentos de anunciantes, principalmente quando falamos do mercado fora de Rio de Janeiro – São Paulo.

.E por último, gostaria de desmistificar a expressão full Service, pois do ponto de vista da comunicação ninguém é full service. Alguns grupos estão se movimentando para isso, porém isso ainda não é uma realidade. E antes que se torne uma verdade acadêmica, pergunte a quem paga a conta, ou seja, o anunciante, se ele está disposto a colocar toda sua verba em empresas que não tem especialização, ou seja “full service”.

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