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23/03/2012 - 12:35

Busca orgânica é essencial para e-commerce


Estratégias vencedoras para o comércio eletrônico foram pauta do debate entre Elcio Santos e Yulia Smirnova

Na última quinta-feira [22/03], o Congresso E-Commerce Brasil - Search & Vendas, reuniu em São Paulo, aproximadamente, setecentos profissionais atuantes em áreas com foco em comércio on-line para discutir soluções e novidades do segmento em palestras, painéis, debates e talks shows. O evento contou com a presença do sócio-diretor e responsável pela unidade de negócios de e-commerce da AUNICA, Elcio Santos, que participou de um painel com a autora do memeSponge e Online Marketing & SEO Manager do Shopping.com – empresa do Ebay – , Yulia Smirnova.

Durante o debate, os executivos compararam o momento vivido no País com o que acontece atualmente nos Estado Unidos, trazendo novos insights para o mercado nacional. De acordo com Elcio, o Brasil está em um contínuo processo de mudança de comportamento e de visão, tanto por parte dos consumidores quanto dos varejistas. “Quem quiser entrar no mundo virtual e ter sucesso em suas operações, precisará investir em soluções que aumentem a conversão e otimizem o retorno sobre o investimento, uma vez que a tendência do mercado para os próximos anos é se tornar ainda mais competitivo. A projeção é que e-commerce brasileiro passe da atual 6o posição para a 4o posição global já em 2015 ”.

Destacada como uma das principais estratégias para o setor, a busca orgânica, muito utilizada nos Estados Unidos e na Europa, é uma forma de gastar melhor, uma vez que os usuários que pretendem comprar algo pela rede, dão preferência a procurar o que desejam em buscadores como o Google, e não, simplesmente, acessam publicidades espalhadas pelos sites.

“É chocante, mas no Brasil ainda é possível encontrar e-commerces que não dão a devida importância para busca orgânica. Esta estratégia melhora o tráfego natural do site e influencia o resultado da busca paga. Utilizando a estratégia de gestão estratégica de search para nossos clientes, conseguimos elevar os resultados das campanhas em até 122%, ultrapassando os indicadores de sucesso previamente definidos no início da operação”, argumenta Santos.

Além disso, Elcio afirma, que o processo completo de SEM – Search Engine Marketing –, onde as estratégias de orgânico e pago andam juntas, também pode gerar otimização dos investimentos na compra de links patrocinados, uma vez que os usuários chegam ao site sem o custo da compra de mídia.

Elcio Santos-Formado em Propaganda e Marketing e Pós Graduado em Marketing de serviços e Gestão empresarial pela ESPM, profissional com larga experiência em relacionamento e negociações comerciais, trabalhou em um dos maiores grupos de comunicação do país, o Grupo Estado, atuando em várias áreas onde aprendeu detalhadamente os bastidores e caminhos da notícia, mídia e comunicação. Partiu para a área de planejamento financeiro e comercial na Prudential Financial e em 2006 aceitou o convite para a Área Comercial da Aunica, da qual tornou-se sócio diretor em 2008 e hoje atua como head da unidade de e-commerce.

Aunica -Pioneira em oferecer soluções globais de marketing interativo no Brasil, a Aunica é uma empresa com cinco anos de história, que busca garantir a eficácia dos investimentos em meios digitais, transformando dados em conhecimento e resultado, por meio de gestão de mídias on-line, analytics e, recentemente, mobile e social.

Denominada “the tagnology company”, a Aunica tornou-se especialista no estudo, criação e uso das informações provenientes das “tags”, ou seja, códigos digitais que identificam comportamento, personalidade e grupos. Com isso, a empresa oferece insights estratégicos que facilitam e direcionam as tomadas de decisão.

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