Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2012 - 13:01

Cientistas de cinco países, entre eles o Nobel Harald zur Hausen, formam Board Internacional para avaliar as pesquisas do A.C.Camargo


Iniciativa inédita na ciência brasileira foi anunciada esta semana pelo Hospital A.C.Camargo. Foi criado, o International Board of Science, trazendo nomes como o Nobel de Medicina Harald zur Hausen, da Alemanha; o imunologista português António Coutinho, que dirigiu o Instituto Pasteur de Paris por mais de dez anos; Curtis Harris, diretor do National Cancer Institute e outros expoentes da ciência mundial: Alan Ashworth, Kai Simons e Martin Raff. Conselho, que esteve no A.C.Camargo entre os dias 12 e 14, tem o papel de avaliar as linhas de pesquisa e o andamento da ciência na instituição, responsável por mais de 60% da produção científica em oncologia do país

Ao centro o CEO do A.C.Camargo, Irlau Machado e o patologista, coordenador de Pesquisa e diretor de Ensino, Fernando Soares. Da esquerda para a direita seguem António Coutinho, Martin Raff, Alan Ashworth, Curtis Harris, Harald zur Hausen e Kai Simons. Crédito: Lalo de Almeida (dispomos também em alta resolução)

Seis dos maiores cientistas do mundo na área de oncologia, neurociência e imunologia firmaram endereço nesta semana no Brasil, mais precisamente no Centro Internacional de Pesquisa do Hospital A.C.Camargo (CIPE), em São Paulo. Juntos, eles passam a integrar o International Board of Science da instituição, resultado de uma das últimas iniciativas do cientista Ricardo Brentani, morto no final de novembro. O anúncio foi feito às 10 horas do dia 13 de março (terça-feira), no CIPE. O A.C.Camargo responde por mais de 60% da produção científica em oncologia no país, segundo avaliação da CAPES/MEC.

O Board nasce com a proposta de avaliar as linhas de pesquisa em andamento no A.C.Camargo e apontar as diretrizes a serem seguidas. “São importantes nomes da ciência mundial que estão aqui avalizar os rumos que temos seguido e apontar possíveis novos caminhos importantes a serem seguidos”, resumo o patologista Fernando Soares, coordenador de Pesquisa e diretor de Ensino do Hospital.

Segundo o americano Curtis Harris, as pesquisas no hospital têm nível de qualidade internacional e, por isso, despertaram o interesse do grupo. "Existem muitas potencialidades por aqui. Jovens pesquisadores que estão no início de suas carreiras e que logo vão desabrochar". Demonstrando o mesmo entusiasmo, o ganhador do Nobel, Harald zur Hausen, destacou que no A.C.Camargo “há pesquisas de qualidade, especialmente na área genômica. Mas, como em qualquer outro lugar, sempre é possível melhorar".

De acordo com Fernando Soares, um primeiro parecer ao A.C.Camargo será dado nos próximos três meses. “O Board apresentará para nós um relatório forma, trazendo possíveis novas diretrizes a serem implantadas em toda a nossa área de pesquisa. Após isso, agendaremos um novo encontro para os doze meses subsequentes e uma nova avaliação será feita”, antecipa.

O Hospital A.C.Camargo é responsável por mais de 60% da pesquisa do câncer no país, de acordo com o MEC/Capes. A cada ano a instituição publica cerca de 200 artigos científicos em revistas de impacto mundial nas áreas de biologia celular e molecular, genética e genômica do câncer.

Alan Ashworth, Professor titular de Biologia Molecular do Institute of Cancer Research (ICR) na Inglaterra e diretor do Breakthrough Breast Cancer Research Centre, lidera pesquisas sobre mapeamento genético com técnicas de sequenciamento em larga escala e identificação de novos mecanismos de resistência às drogas contra o câncer e alvos – biomarcadores - de novas drogas para terapias.

António Amaral Coutinho, criou e dirigiu a Unidade de Imunobiologia do Instituto Pasteur, em Paris. Atualmente dirige o Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal. É um dos imunologistas mais premiados do mundo, com mais de 450 artigos publicados.

Curtis Harris, Diretor de Carcinogênese e Genética Molecular da Georgetown University e diretor do National Cancer Institute. É referência mundial em pesquisas sobre carcinogênese, alterações do gene p53 e fatores de risco de câncer.

Harald zur Hausen, eleito vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2008 pela descoberta da relação entre HPV e câncer. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Câncer da Heidelberg University, na Alemanha.

Kai Simons, Diretor Emérito do Instituto de Biologia Molecular e Genética do Max-Plank-Institute, na Alemanha, estuda mecanismos que geram alterações que levam a diferentes doenças, dentre elas a doença de Alzheimer.

Martin Raff – Professor Emérito do Laboratório de Biologia Molecular da University College London, do Reino Unido. Neurocientista premiado, Raff é referência internacional em estudos sobre autismo.

Perfil do Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2011, o Hospital foi eleito pela terceira vez uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo e pela segunda vez consecutiva entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

.[Foto: O International Board é composto pelo virologista alemão Harald zur Hausen, Professor Emérito da Universidade de Heidelberg, Alemanha, Nobel de Medicina que identificou em 1983 a relação do Papilomavírus (HPV) com o câncer (http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2008/hausen.html); o imunologista português António Coutinho, que dirigiu o Instituto Pasteur, em Paris, por mais de dez anos e agora comanda o Instituto Gulbenkian de Ciência, de Portugal (http://www.gulbenkian.pt/section6artId36langId1.html); o oncologista norteamericano Curtis Harris, Professor da Georgetown University e do National Cancer Institute (http://ccr.cancer.gov/staff/staff.asp?profileid=5761); o biólogo inglês Alan Ashworth, Professor do Breakthrough Breast Cancer Research Centre (http://www.icr.ac.uk/research/team_leaders/Ashworth_Alan/index.shtml); o biólogo finlandês Kai Simons, do Instituto de Biologia Molecular e Genética do Max-Plank-Institute, em Dresden, na Alemanha, (http://www.mpi-cbg.de/de/research/research-groups/kai-simons/group-leader.html); e o neurocientista canadense Martin Raff, da McGill University, de Montreal, Canadá, e da University College de Londres, Inglaterra (http://www.ucl.ac.uk/lmcb/research-group/martin-raff).].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira