Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2012 - 13:11

Escola do olhar inicia atividades

Projeto apoiado pela Merck e realizado pela ONG ImageMagica ensinará jovens de Barueri a fazer fotografia por meio da técnica “pinhole”

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Amador Aguiar, localizada em Barueri (SP), irá abrigar a oficina de fotografia artesanal do Projeto Escola do Olhar, realizado pela ONG ImageMágica e patrocinado pela alemã Merck, a mais antiga indústria química e farmacêutica do mundo. As aulas iniciaram no dia 21 de março (quarta-feira), e serão realizadas ao longo desse primeiro semestre.

Localizada próximo à sede da Merck Millipore – divisão química da Merck – a Escola Amador Aguiar receberá o projeto da ImageMagica - que existe desde 1995 - pela primeira vez em sua estrutura. O objetivo é oferecer gratuitamente um curso de fotografia artesanal utilizando a técnica pinhole para alunos de escolas públicas, visando a transformação social. Por meio da fotografia e da linguagem visual, os alunos são estimulados a perceber a realidade à sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e proporcionando a prática da cidadania no meio em que vivem.

No segundo semestre, o mesmo projeto será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo O’higgins, no bairro do Brooklin, em São Paulo, também próximo ao escritório da Merck.

“Faz parte da cultura de Responsabilidade Social da Merck estar envolvida nos projetos que apoia, por isso as ações patrocinadas pela empresa acontecem em nosso entorno, seja em São Paulo, Barueri, Cotia ou Rio de Janeiro, locais onde estamos presentes com escritórios ou sede“, explica Cleo Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social da Merck.

Este é o segundo ano em que a Merck apoia esse projeto, selecionado por meio do primeiro edital de concorrência para patrocínio via incentivos fiscais da Merck, publicado em 2010, que contou com 76 projetos inscritos. A escolha foi baseada na preocupação da Merck – representada por seu Comitê de Responsabilidade Socioambiental e assessorada pela empresa de consultoria externa Bambu Gestão em Sustentabilidade – em privilegiar iniciativas voltadas para as áreas de inclusão social e educação ambiental.

“Compreendemos como a oportunidade de oferecer novos aprendizados é essencial para que esses jovens escolham novos caminhos para suas vidas“, comenta Cleo.

As oficinas serão realizadas às quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h00 ou das 13h00 às 16h00. Os alunos que estudam pela manhã poderão se inscrever nas oficinas do período da tarde e vice-versa. No total, são 60 vagas para alunos e 15 vagas para professores.

As aulas abordarão técnica, sensibilização do olhar, temas diversos para exercitar novas percepções, multiplicação do aprendizado com a comunidade local, além da preparação para a montagem de uma exposição com as fotos produzidas pelos participantes, simbolizando a conclusão do projeto. Todas as imagens serão obtidas através de saídas fotográficas nos arredores da escola, permitindo aos jovens analisar e identificar espaços significativos da região, tanto positivos quanto negativos.

Ações Sociais -Além do Escola do Olhar, a Merck também apoia outros projetos sociais que tenham como propósito a inclusão e a transformação social. Entre as ações no Rio de Janeiro estão a Ação Comunitária Merck – evento anual realizado exclusivamente pela Merck, que oferece serviços gratuitos de saúde preventiva, artes e cidadania à comunidade de Jacarepaguá; o projeto Escola-Comunidade Merck, que contribui desde 2005 com o desenvolvimento e inclusão social de alunos com necessidades especiais da rede pública de ensino por meio da capacitação artística e cultural; o Projeto Capoeira-Cidadã, que há três anos oferece aulas de capoeira, apoio escolar e oficinas de artesanato e cidadania a crianças e adolescentes que estudam na rede pública e residem na comunidade Cidade de Deus; e o projeto Escola de Música e Cidadania, que promove o ensino de instrumentos musicais e oficinas criativas, além de contar com a Orquestra ‘Nova Sinfonia’, em que os alunos mais destacados são convidados a participar.

Ao todo, mais de 600 crianças e adolescentes já foram beneficiadas anualmente pelos projetos apoiados pela empresa. Em 2012, a Merck começou a apoiar o programa de capacitação profissional do Banco da Providência, que visa beneficiar 30 famílias em situação de pobreza extrema para atuar em áreas como informática, gastronomia, beleza, mecânica, hotelaria e construção. Também este ano, o projeto CapacitaRH, realizado pela Merck em parceria com o Sistema FIRJAN e CIEDS, selecionou e contratou 25 pessoas com deficiência para serem capacitadas a atuar no mercado de trabalho como assistente administrativo, atendente comercial ou operador de distribuição e armazenagem. Ao longo de um ano, eles terão benefícios como funcionários Merck e os alunos com boa avaliação terão a chance de renovar seus contratos com a Merck, conforme a disponibilidade de vagas na empresa.

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição, Produtos de Consumo e Genéricos. Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira