Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2012 - 13:37

Saída da pressão sazonal de Educação

Relevante desaceleração de Despesas Pessoais e deflação em Comunicação apontam para um IPCA de março ao redor de +0,38%.

O IPCA-15 de março registrou alta de 0,25%, resultado inferior ao observado na parcial homóloga de fevereiro (+0,53%). Além da grande pressão sazonal de Educação ter perdido boa parte de sua força em março, o IPCA-15 mostrou taxas mais amenas nos grupos Despesas Pessoais, Artigos de Residência e Comunicação (estes dois últimos em deflação). Em adição, cabe destacar que o grupo Alimentação e Bebidas registrou em março (+0,22%) taxa algo inferior à do IPCA-15 de fevereiro (+0,29%).

Quanto às Despesas Pessoais, o grupo passou de +1,07% em fevereiro para +0,60% em março, desaceleração que se deu preponderantemente por conta de empregado doméstico (de +1,78% para +1,38%) e de recreação (de +0,73% para +0,09%). Já a intensificação da deflação de TV, som e informática e a queda nos preços de Eletrodomésticos e Equipamentos (de +1,22% para -1,5%) contribuíram para a queda do grupo Artigos de Residência (de +0,22% para -0,31%). Por fim, o grupo Comunicação (de +0,03% para -0,49%) mostrou importante deflação em telefonia fixa.

O grupo Alimentação e Bebidas mostrou leve desaceleração (de +0,29% para +0,22%), em boa medida pela queda no preço do Tomate e da desaceleração no item Cereais, leguminosas e oleaginosas, bem como pela importante descompressão do subgrupo Alimentação Fora do Domicílio (de +0,65% para +0,22%).

Na outra ponta, vale destacar as altas dos grupos: (i) Vestuário (de -0,33% para +0,16%) – por conta de entrada de nova coleção; e (ii) Transportes (de -0,05% para +0,11%), pela alta de passagem aérea, bem como pela aceleração do etanol (ainda que ele tenha permanecido em deflação).

Maiores contribuições positivas: Empregado doméstico (0,05 p.p. e alta de 1,38%), Plano de Saúde (0,02 p.p. e alta de 0,60%), e Aluguel Residencial (0,02 p.p. e alta de 0,45%).

Maiores contribuições negativas: Tomate (-0,03 p.p. e queda de 16,33%); Telefone Fixo (-0,02 p.p. e queda de 1,47%) e etanol (-0,01 p.p. e queda de 1,48%).

O conjunto de preços de Serviços registrou alta de 0,66% no IPCA-15 de março, bem abaixo do registrado por este conjunto no IPCA-15 de fevereiro (+2,07), pois além de Educação ter praticamente saído de cena, as altas de aluguel e empregado doméstico mostraram perda de fôlego.

Análise e impacto sobre projeções -Este resultado esteve abaixo da expectativa da LCA (+0,35%) e da mediana do mercado (+0,38%), em um intervalo entre +0,32% e +0,44%, segundo a Bloomberg.

Para o IPCA fechado de março a LCA projeta alguma aceleração do grupo Alimentação e Bebidas, em boa medida pela alta esperada para os preços de Frutas, bem como pelo fato de não esperamos deflação tão pronunciada nas Carnes e no item Açúcares e derivados. A mesma tendência de alta, a LCA projeta, será vista no grupo Transportes, pois a representativa deflação em combustíveis (etanol e gasolina) poderá ficar para trás. Por outro lado, a saída da pressão sazonal de Educação, bem como a relevante desaceleração de Despesas Pessoais e nova deflação esperada para Comunicação apontam para um IPCA de março ao redor de +0,38% (abaixo do resultado fechado de fevereiro, +0,45%).

LCA -Presente no mercado há 16 anos, a LCA é uma das mais respeitadas e atuantes consultorias econômicas do país. Com uma equipe de mais de 70 especialistas em economia, conta com ampla experiência em inteligência de mercados, economia do direito, investimentos e finanças corporativas, análises macroeconômicas e políticas. Além da expressiva atuação nacional, hoje a LCA atende clientes internacionais e já exportou sua tecnologia e produtos para mais de dez países da Europa, Américas e Ásia.

Entre os clientes da LCA estão empresas líderes de bens de consumo e de produção, players de destaque nos serviços e no varejo, os principais escritórios de advocacia, bancos, instituições financeiras e grandes investidores em infraestrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira