Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 09:50

OMS destaca importância da biossegurança na pós-erradicação mundial do vírus da poliomielite

Este ano foram relatados 475 casos da infecção pelo vírus que, após erradicado, persistirá na forma de vacinas

Em conferência magistral no V Congresso Brasileiro de Biossegurança, realizado pela ANBio – Associação Nacional de Biossegurança, na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais entre os dias 18 e 21 de setembro, o Dr. Chris Wolff, um dos responsáveis pelo programa de erradicação da poliomielite da Organização Mundial de Saúde – OMS, apresentou um mapeamento da situação global da doença e as estratégias de biossegurança para o controle do vírus, já considerando a sua pós-erradicação. “Em 1988 os casos de poliomielite atingiram o número de 350.000 infectados, já em 2007 apenas 475 casos foram detectados em países como Nigéria, Índia e Paquistão”, informou.

Segundo ele, futuramente o vírus da poliomielite só poderá ser encontrado em vacinas nos laboratórios mas, enquanto isso não acontecer, sua circulação deve ser muito bem administrada para evitar o risco de novas infecções. De acordo com o representante da OMS, os laboratórios terão uma responsabilidade muito grande em relação a novas transmissões e, assim, as técnicas de biossegurança terão que ser seguidas com rigidez.

Para prevenir a reintrodução do poliovírus na sociedade, os procedimentos e equipamentos de biossegurança precisam ser melhorados. Para o Dr. Chris Wolff, o treinamento de pessoal qualificado também deve ser prioridade para afastar falhas humanas. “A OMS está trabalhando para que novas legislações e formas de auditoria sejam implantadas, assim como para que seja criada uma política de coordenação global eficiente”, concluiu.

Perfil da ANBio -A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999, com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica.

V Congresso Brasileiro de Biossegurança, de 18 a 21 de setembro, no Centro de Convenções da UFOP, Ouro Preto-MG. Realização: Associação Nacional de Biossegurança – ANBio| Telefone: (21) 2220 -8678 | www.anbio.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira