Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 09:50

Franquia Odontoclinic comemora 10 anos e faz planos de levar a marca ao exterior

Rede de clínicas odontológicas conta com 74 unidades em 20 Estados. Argentina, Chile, Portugal e Espanha estão nos planos de expansão.

São Paulo – Em 1997, os empresários Cláudio Luis Soares, Santiago Ribeiro e o cirurgião-dentista Nicolas Resende Carvalho resolveram aproveitar sua experiência no setor de assistência odontológica para criar um negócio diferenciado. Nascia a Odontoclinic – atualmente, uma das maiores franqueadoras brasileiras de clínicas odontológicas, presente em 20 Estados brasileiros com 74 unidades.

Na ocasião, os empresários perceberam que quem precisava submeter-se a um tratamento ortodôntico pagava pelo aparelho e pela manutenção. Decidiram inovar: “Isentamos a cobrança do aparelho e parcelamos o tratamento odontológico com serviço garantido em contrato”, lembra Soares.

O serviço teve boa aceitação. “O crescimento foi gradual e sempre positivo”, reforça o franqueador Cláudio Soares. “Um ano depois, abrimos uma segunda unidade em Campinas. Criamos também um departamento comercial para desenvolver técnicas de vendas de serviços de maneira mais objetiva. Percebemos que nossa proposta era excelente, assim como as condições, mas que era preciso saber vender”.

De 1999 a 2001, foram abertas mais quatro unidades, mas administrar à distância era complicado. Por conta disto, em 2002, a Odontoclinic adotou o sistema de franchising. Cláudio Soares explica: “Além desta questão envolvendo o gerenciamento das unidades, começamos a ser procurados por dentistas que queriam fazer parcerias. Muitos deles, já prestavam serviços em nossas unidades e acabaram tornando-se franqueados”.

2007, um ano de mudanças – No ano em que a Odontoclinic comemora uma década de mercado - um mercado bastante promissor, como Soares faz questão de ressaltar – a rede passou por mudanças. Criou uma máster-franquia para acelerar a expansão pelas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

O interessante desta parceria comercial é que ela surgiu dentro da própria rede: foram três franqueados que já têm algumas unidades que viram a oportunidade de se tornarem másteres. “Isto demonstra que a rede franqueada acredita na marca”, diz o franqueador. “Foi uma demonstração do comprometimento com o crescimento da empresa”.

A máster-franquia atua nas cidades das regiões citadas, com exceção do Estado de São Paulo. Tem a missão de treinar e dar suporte aos franqueados da região, além de realizar a supervisão de campo. Numa franquia individual – uma clínica – investem-se cerca de R$ 100 mil em cidades abaixo de 150 mil habitantes. Já nas cidades com população maior, a previsão é de investimento de R$ 200 mil, em média.

A franqueadora atua em parceria com a máster, oferecendo suporte remoto, uniformes, materiais impressos e supervisão de campo para acompanhar o trabalho nas regiões capitaneadas por ela. “Nossa meta de expansão é abrir, no mínimo, seis unidades por ano”, ressalta o franqueador. “Sabemos que temos um bom produto que vem interessando não só os dentistas, mas investidores em geral”.

Futuro – Aumentar a rede faz parte dos planos da Odontoclinic. No entanto, o crescimento está aliado à qualidade de serviços prestados. A marca ficou entre as dez melhores franquias do Brasil no setor de Saúde e Bem Estar de acordo com pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em parceria com a FGV Projetos, consultoria da Fundação Getúlio Vargas. Três anos antes, a rede ficou em 272º. “A evolução mostra que estamos no caminho certo, crescendo com responsabilidade. Queremos novos franqueados, mas não deixamos de oferecer total apoio aos atuais”, reforça Cláudio Soares.

Em janeiro de 2008, a rede participará do 26º Congresso Internacional de Odontologia, que acontecerá na cidade de São Paulo, no Anhembi. A Odontoclinic terá um estande no qual explicará como funciona a franquia a possíveis interessados em ter uma clínica própria.

Os planos de expansão não param por aí: a rede iniciará estudos de viabilidade para abrir unidades na Argentina, Chile, Portugal e Espanha. Nada que a Odontoclinic não possa concretizar com responsabilidade competência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira