Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 09:52

A International Diabetes Federation (IDF) recomenda aos diabéticos controle mais rigoroso dos níveis de glicemia após as refeições

Amsterdã, Holanda, - A IDF publicou no dia 19 de setembro, o novo guia global para o tratamento de diabetes que inclui a gestão da glicose após as refeições.(1) O guia enfatiza que os diabéticos devem ter seus níveis de glicemia monitorados rigorosamente após as refeições para otimizar o controle da diabetes e reduzir o risco de complicações, especialmente a doença cardiovascular.(2) Esta nova abordagem ajudará aos médicos e às organizações no desenvolvimento de estratégias efetivas para a gestão da diabetes. O novo guia global baseado em provas foi divulgado no encontro da European Association for the Study of Diabetes (EASD), em Amsterdã.

O novo guia oferece uma série de recomendações que identificam como o tratamento da diabetes pode ser otimizado. Os tópicos abordados no novo guia são a hiperglicemia após as refeições, as estratégias e regimes de tratamento, auto-monitoramento da glicemia (SMBG, sigla em inglês para self monitoring of blood glucose) e terapias farmacológicas e não-farmacológicas.

"A diabetes é atualmente reconhecida como uma das maiores epidemias que a humanidade já encarou e uma das principais causas de morte. Ela é responsável por 3,8 milhões de mortes por ano, muitas das quais relacionadas com a doença cardiovascular. Este novo avanço reforça a importância de os diabéticos e seus fornecedores de cuidados com a saúde de adotarem todas as maneiras possíveis de melhor controle da doença", disse o Professor Stephen Colagiuri, Presidente da Força Tarefa de Guias Clínicos da IDF.

Até recentemente, uma das principais recomendações para a boa gestão da diabetes era diminuir os níveis de glicemia no jejum ou antes das refeições; entretanto, estudos recentes sugerem um ligação entre o controle da glicose após as refeições e uma melhoria nos resultados dos diabéticos. O guia global existente não inclui a gestão da glicemia após as refeições.

Em pessoas com tolerância normal de glicose, os níveis de glicemia são monitorados automaticamente e controlados pelo corpo. Depois da refeição, o corpo libera insulina suficiente para manter a glicose plasmática dentro de uma faixa normal, a qual raramente excede a 7,8 mmol/l (140 mg/dl) e normalmente retorna aos níveis de antes da refeição dentro de duas a três horas.

Em pessoas com tolerância à glicose prejudicada ou com diabetes, o corpo tem pouco ou nenhum controle automático dos níveis de glicemia. Depois da refeição, estas pessoas freqüentemente passam por longos períodos de níveis elevados de glicemia. Isto se deve a um número de fatores, incluindo secreção insuficiente de insulina, diminuição da sensibilidade à ação da insulina, incapacidade de suprimir a produção de glicose do fígado e deficiências de outros hormônios relacionados à digestão.

O novo Guia IDF recomenda que os diabéticos tentem manter os níveis de glicemia após as refeições em menos de 7,8 mmol/l (140 mg/dl) duas horas após a refeição, um período de tempo que está de acordo com as orientações publicadas pela maioria das principais organizações sobre a diabetes e médicas.

A IDF recomenda a SMBG porque é o método mais prático para medir a glicose após as refeições e permite que os diabéticos obtenham informação em "tempo real" sobre seus níveis de glicose. Esta informação permite que os diabéticos e seus provedores de cuidados com a saúde façam ajustes em tempo oportuno nos seus regimes de tratamento para atingir e manter seus níveis de glicemia dentro do objetivo.

"A IDF recomenda que os diabéticos incluam atividade física, alimentação saudável e controle de peso em seu regime diário", disse o Professor Antonio Ceriello, Presidente do Grupo de Redação do Guia. "Isto continua sendo a base da gestão efetiva da diabetes e não somente reduz os níveis da glicose após as refeições como também melhora a pressão arterial e os níveis de colesterol". O guia também inclui informações sobre diversos medicamentos, os quais são voltados especificamente para os níveis de glicose após as refeições.

Perfil - A International Diabetes Federation (IDF) é uma organização que inclui mais de 200 associações membros de mais de 160 países, representando 250 milhões de diabéticos, suas famílias e seus provedores de cuidados com a saúde. A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura da diabetes em todo o mundo. A IDF é uma ONG com relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde (WHO) e associada ao Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas. | www.idf.org | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira