Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2012 - 07:53

Brasil é palco do Fórum Global de Desenvolvimento da Vibracoustic

Reunião de especialistas em coxins de motor da fornecedora global de tecnologia de controle de vibração terá representantes dos seis centros de pesquisa da empresa.

A segunda edição do Fórum Global de Desenvolvimento da Vibracoustic ocorrerá no Brasil. De 23 a 26 de abril, os engenheiros especializados em coxins de motor dos seis centros de pesquisa e desenvolvimento da empresa se reunirão em Paraty (RJ) para trocar experiências e debater sobre avanços do setor, principalmente sobre as tecnologias empregadas para adaptação das peças de acordo com o perfil dos veículos e das estradas em todo o mundo.

O engenheiro Mateus Gomes, gerente de desenvolvimento e responsável pelo TechCenter, o Centro Técnico de Engenharia e Tecnologia da fábrica brasileira (Taubaté, SP), conta que o fórum terá especialistas do Brasil e outros quatro países: Alemanha, China, Índia e Estados Unidos. “A Vibracoustic tem 32 plantas e seis centros de pesquisa e desenvolvimento e, desta forma, tem uma atuação global, com fornecimento de tecnologia de controle de vibração para atender as mais exigentes necessidades da indústria automobilística”.

Gomes, que esteve na primeira edição do fórum, realizada em setembro de 2011, na Alemanha, conta que apresentará aos participantes das outras regiões do mundo o perfil e as exigências da indústria automotiva sul-americana em tecnologias de controle de vibração, como os tipos de motores utilizados nos veículos, os tipos de estradas, o perfil dos consumidores e condutores etc. “O fórum da Vibracoustic nos permite, de maneira mais aprofundada, trocar conhecimento e tecnologias com objetivo de padronizar diretrizes dos softwares utilizados para pesquisa e desenvolvimento, treinamentos e inovações”, afirma o engenheiro.

O CEO e presidente da empresa na América do Sul, Edney Corrêa, ressalta que a realização deste fórum no Brasil, onde a companhia desenvolve e produz peças de chassis e coxins de motor, demonstra a importância dos mercados brasileiro e sul-americano para a Vibracoustic. “A Vibracoustic tem atuação global e, no Brasil, desenvolve soluções adaptadas à realidade da indústria local, customizadas às necessidades de cada veículo e, em muitas ocasiões, as tecnologias que desenvolve no país são exportadas para a matriz, um fator que demonstra o alinhamento global em termos de troca de tecnologias e conhecimento pelos engenheiros da organização”, comenta Corrêa.

Ampliação do portfólio em 2012-Outro ponto que ilustra os resultados positivos da Vibracoustic do Brasil é a ampliação do portfólio de soluções para o mercado sul-americano em 2012. O portfólio global da empresa é composto por cinco grandes linhas, das quais duas delas são desenvolvidas no Brasil. Uma delas é composta por coxins de motor para carros e caminhões, tanto os convencionais como os hidráulicos, de câmbio e restritores de torque, suportes de escapamento e de radiadores. A outra é formada por dampers de semieixo, eixos cardânico e de bandejas, e coxins e buchas de suspensão, que são amortecedores de vibração de eixos e semieixos.

Para 2012, a empresa traz para o Brasil as outras linhas, que englobam: MCU (Batente de Poliuretano – Jounce Bumpers), TVD (Polias antivibratórias) e a linha Air Spring, que são molas pneumáticas para veículos pesados que isolam a vibração e regulam a altura da carga e da cabine. Embora a Vibracoustic já trabalhe a linha de pesados na América do Sul desde 2009, Corrêa informa que a estratégia atual é expandir a atuação e atender novos clientes (montadoras de caminhões e ônibus). “Inicialmente, trabalhamos a linha Air Spring com importação. Mas, dependendo da demanda, a nossa ideia é trazer a produção para o Brasil em médio prazo”, informa.

Vibracoustic-A divisão Vibracoustic, uma empresa do Grupo Freudenberg, gerou vendas globais superiores a € 920 milhões em 2010, com 6,2 mil funcionários em 32 plantas. O lema da empresa, “Convertemos ruído e vibração em som e conforto”, baseia-se em um programa abrangente de produtos de tecnologia de vibração para aplicações em direção, transmissão, chassis e suspensão em todos os fabricantes líderes de carros.

O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 34 mil pessoas em 59 países, com um faturamento anual acima de € 5,4 bilhões.

No Brasil, está presente com sete empresas: Chem-Trend, EagleBurgmann, Freudenberg Não Tecidos, Freudenberg-NOK, Klüber Lubrication, SurTec e Vibracoustic.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira