Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 09:57

Costa Cavalcanti leva serviços para a Ação Global

Pela primeira vez o hospital estará presente no evento promovido pelo Sesi e TV Globo, dia 22 de setembro (sábado).

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti participará neste sábado, dia 22 de setembro, da Ação Global Nacional. O evento tem caráter social e oferece uma série de serviços gratuitos à comunidade. Em Foz do Iguaçu as atividades serão concentradas na Escola Municipal Érico Veríssimo, no bairro Jardim São Paulo.

Das 9h às 17h, médicos, enfermeiros e auxiliares da Fundação de Saúde Itaiguapy estarão oferecendo atendimentos de prevenção de doenças renais, exames de glicemia, coleta de amostras de sangue para o cadastro de candidatos à doação de medula óssea, orientação sobre aleitamento materno e também esclarecimentos sobre a doação de órgãos.

O diretor superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Anilton Beal, explica a importância da participação da instituição no projeto. “Além de desenvolver o senso de cidadania, levar esses serviços é uma forma do hospital conscientizar a comunidade a respeito de ações de prevenção e cuidado com a saúde”, afirma.

Serviços oferecidos – A equipe da unidade de nefrologia irá fazer exames de urina para diagnosticar pacientes portadores de doenças renais crônicas. “A finalidade é identificar de forma rápida e fácil aquelas pessoas que tenham disfunção nos rins, mas que ainda não apresentam os sintomas”, explica a médica nefrologista, Marta Boger. Ela lembra que a diabetes e hipertensão são as principais causas de doenças renais crônicas. A coleta de urina deverá ser feita no local e estarão disponíveis 400 testes. Outro exame oferecido será o de glicemia que indica a taxa de açúcar no sangue.

As mulheres poderão tirar suas dúvidas a respeito de aleitamento materno com a equipe do Banco de Leite Humano. Quem quiser também poderá levar frascos de vidro, como embalagens de café solúvel e maionese, por exemplo. Os potes servem para guardar o leite doado por mães para alimentar recém-nascidos.

Durante a Ação Global, profissionais do Hemonúcleo farão uma mobilização para o cadastro de doação de medula óssea. Para ser candidato, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos e comparecer com carteira de identidade e CPF. O cadastro inclui a coleta de uma amostra de 10 ml de sangue. “Com esse exame (que classifica a medula óssea do candidato) e com o preenchimento do formulário de identificação, o possível doador é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea”, detalha a médica hematologista Alessandra Ritt. O transplante de medula é indicado para pacientes com produção anormal, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, de células sangüíneas.

Solidariedade - A Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos irá distribuir panfletos e orientar a população quanto à importância da Doação de Órgãos. De acordo com a enfermeira Sylvia Knoll, a comissão irá aproveitar a Ação Global para começar as atividades da Semana Nacional de Doação de Órgãos. “Nos últimos três anos, o número de doadores no Brasil caiu 27%. E hoje são 70 mil brasileiros na fila de espera por um transplante, por isso vamos nos mobilizar para conscientizar de que a solidariedade pode salvar vidas”, alerta.

Para sensibilizar ainda mais a comunidade, no dia 27 deste mês, Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital Costa Cavalcanti fará uma palestra no auditório da Uniamérica e no dia 29, sábado, haverá distribuição de materiais educativos sobre o tema na Avenida Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira