Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2012 - 08:45

Festival 'É Tudo Verdade' começa nesta quinta-feira com estreia mundial de 25 documentários


Patrocinado pela Petrobras desde 2004, o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" começa nesta quinta-feira (22) no Rio de Janeiro e em São Paulo e segue até o dia 1º de abril, com entradas gratuitas. Na 17ª edição, o festival exibirá 80 títulos de 27 países, sendo 25 documentários com estreia mundial. Em Brasília, o evento está marcado para os dias 10 a 15 de abril, e será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, em maio deste ano.

As sessões de abertura, para convidados, contarão com duas produções brasileiras que têm temáticas musicais em comum: Tropicália, de Marcelo Machado, que abre o festival em São Paulo, no dia 22, e Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt, que abre a versão carioca no dia 23.

A Seleção Internacional, dividida em mostras competitivas (longas e curtas) e informativas (Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano), apresenta obras premiadas em festivais como o de Amsterdã (Holanda), Sundance (EUA), DocLisboa (Portugal) e Fidocs (Chile) e destaques da seleção não-ficcional de Cannes e Veneza. Em projeção especial será exibido o vencedor do Oscar de curta-metragem deste ano, "Saving Face" de Daniel Jung e Sharmeen Obaid. Entre os títulos encontram-se ainda os novos documentários de Frederick Wiseman (Crazy Horse), Juan Carlos Rulfo (Carrière 250 Metros), Micha X. Peled (Amargas Sementes), Rithy Panh (Duch), Victor Kossakovsky (Vivam os Antípodas) e Werner Herzog (Ao Abismo).

Haverá também uma projeção especial do filme Light Up Nippon - A Um Ano do Terremoto Japonês, de Kensaku Kakimoto, que apresenta o projeto Light Up Nippon, liderado por jovens de Tóquio. O projeto levantou fundos para organizar espetáculos de fogos de artifício em dez das localidades mais prejudicadas pelo terremoto que atingiu o Japão no ano passado, como símbolo de resistência e recuperação.

Este ano, os homenageados especiais do festival são os documentaristas Andrés di Tella, da Argentina, e o brasileiro Eduardo Coutinho.

Petrobras Cultural-Criado em 2003, o Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Programa contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.

Maior incentivadora do cinema nacional, a Petrobras foi uma das principais responsáveis pela retomada do cinema nacional na década de 90. O incentivo a festivais de cinema, festivais de música e difusão de longa-metragem em salas de cinema tem como objetivo formar novas plateias e privilegiar espaços de fomento e circulação da produção nacional. Em oito edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 42 milhões para estas três áreas e contemplou 250 projetos.

A Companhia patrocina dezenas de festivais de cinema por ano em todas as regiões do país, contribuindo para a formação de novas plateias, além de estimular a reflexão acerca do cinema nacional.

.[17ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, de 22 de março a 1º de abril no Rio de Janeiro e em São Paulo. Informações sobre os locais, horários e a programação no site: www.itsalltrue.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira