Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2012 - 09:19

Marfrig inicia projeto pioneiro para medir “Pegada Hídrica”

Empresa é a primeira indústria de alimentos do setor de proteínas animais a monitorar o uso da água na cadeia produtiva de acordo com a metodologia Water Footprint Network.

O Grupo Marfrig acaba de iniciar o mapeamento da sua “Pegada Hídrica” utilizando a metodologia Water Footprint Network para medir o uso da água em seus processos produtivos, tornando-se assim a primeira empresa no setor a realizar um projeto de gestão de recursos hídricos com elevado grau de detalhamento.

A Water Footprint Network foi criada em 2008 por entidades, empresas e cientistas empenhados em promover o uso eficiente e sustentável da água. Com crescente reconhecimento internacional, a metodologia já foi aplicada em mais de 200 produtos ao redor do mundo e atualmente conta com 164 organizações parceiras em 28 países. O método permite entender o quanto de água é usada e devolvida ao ambiente ao longo das diferentes fases da cadeia produtiva.

“A boa gestão dos recursos hídricos é um dos pontos de grande importância para a sustentabilidade das operações do Grupo Marfrig. A metodologia do Water Footprint Network será aplicada não só para quantificar o uso da água, mas também ajudar a aprimorar a quantificação e avaliação dos impactos ambientais das operações”, diz Clever Pirola Ávila, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Marfrig.

O mapeamento da “Pegada Hídrica” terá início através da aplicação da metodologia nas unidades industriais da Marfrig localizadas em Amparo (SP), que é voltada para o processamento de aves, e Bataguassu (MS), destinada à carne bovina.Os resultados serão concluídos ainda no primeiro semestre deste ano eem um segundo momento, a metodologia poderá passar a ser implementada nas demais unidades do Grupo.

As duas unidades foram escolhidas devido à representatividade que ambas têm na produção da Empresa, tanto para o segmento de carne bovina quanto para aves, o que facilitará replicar seus resultados para serem utilizados como referência por outras unidades, inclusive em outros países. Serão levantadas informações a respeito do uso da água em toda a cadeia de produção: desde a criação dos animais ao consumidor final.

“O objetivo é fazer um retrato do quadro atual não apenas do consumo, mas principalmente do uso da água nestas duas plantas industriais. Com base nos resultados deste levantamento técnico, teremos um direcionamento a respeito da melhor estratégia de gestão hídrica a ser tomada”, explica Ávila.

Com o início do piloto, a Marfrig também criou um comitê de recursos hídricos no Brasil. “Estas ações são um importante passo para aprimorar cada vez mais as operações do Grupo e fortalecer o compromisso com os mercados nacional e internacional para o fornecimento de produtos sustentáveis”, afirma o executivo.

Outras iniciativas -O pioneirismo da Marfrig na criação de indicadores de uma cadeia produtiva sustentável vai além da mensuração dos recursos hídricos. No ano passado, a Empresa realizou seu primeiro inventário global de gases de efeito estufa,em todas as suas 152 unidades em 22 países, na cadeia produtiva de bovinos, ovinos, suínos e aves, além de incubatórios e fazendas responsáveis pela engorda de bovinos até a entrega de produtos ao primeiro centro de distribuição.

O estudo, que ajudará a Empresa a realizar melhorias para minimizar as emissões de gases poluentes, terá sua edição 2012 lançada no segundo semestre deste ano.

Além dos projetos de água e dos gases de efeito estufa, outra recente conquista do Grupo Marfrig deixou evidente a importância dada pela empresa à gestão sustentável de sua cadeia produtiva.

Lançado em fevereiro, o Relatório Anual 2011 Forest FootprintDisclosure (FFD) fez menção especial à Empresa, considerada pela publicação como a companhia do setor de alimentos que mais obteve progressos em relação à gestão dos impactos florestais de suas operações em 2011.

O estudo FFD convidou 357 empresas internacionais de vários setores para responder a um questionário sobre suas práticas florestais. No entanto, apenas 87 aceitaram participar da iniciativa. No Brasil, entre as 18 empresas convidadas, apenas a Marfrig e outras quatro companhias foram analisadas.

Perfil-O Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes bovina, suína, de aves e peixes. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 22 países e em 5 continentes. Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em mais de 140 países.

Com aproximadamente 90 mil funcionários, o Grupo Marfrig é o maior produtor de ovinos na América do Sul, a maior companhia de carnes na Argentina, o maior produtor de aves no Reino Unido e a maior companhia privada no Uruguai e na Irlanda do Norte.

Em 2010, foi eleita a “Melhor Empresa do Agronegócio” e “Melhor Empresa de Carnes” pela Revista Exame Maiores e Melhores, a “Melhor Empresa em Sustentabilidade Financeira” pela Revista Isto É Dinheiro e a “Melhor Indústria de Carnes” pela Revista Globo Rural. Em 2011 foi eleita novamente a “Melhor Empresa de Carnes” pela Revista Exame Maiores e Melhores e recebeu o “Troféu Transparência” da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Administração, pela qualidade, transparência e padronização das suas demonstrações financeiras.

Com ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA sob o ticker MRFG3, a Marfrig faz parte dos principais indicadores de desempenho do mercado de capitais brasileiro, como o Ibovespa, o IBrX-50 e o ICO2, carteira teórica composta por companhias que adotaram práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).

Com o objetivo de garantir no longo prazo a sustentabilidade dos seus negócios, o Grupo Marfrig desenvolve e implementa ações pioneiras e políticas abrangentes de responsabilidade socioambiental em sua cadeia produtiva. Seu Código de Ética único permeia a Corporação e é aplicado em todos os países onde atua. Isto propícia a formação de uma cultura única e global, regida pelos mesmos valores socioambientais. A face mais visível do engajamento da Corporação às práticas de sustentabilidade está nos grupos de trabalhos que a Empresa lidera e nos compromissos públicos que assume em parcerias com as maiores organizações mundiais de defesa da produção sustentável e de preservação da biodiversidade. [ www.marfrig.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira