Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2012 - 10:51

BNDES defende investimento para incentivar o crescimento


Para Luciano Coutinho, empresas espanholas podem ser uma mola auxiliar na propulsão de investimentos estrangeiros nos próximos anos.

São Paulo - Em palestra promovida pela Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil, no dia 23 de março (sexta-feira), em São Paulo, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que “o investimento será a alavanca de recuperação do crescimento do país” e que as empresas espanholas podem ser uma mola auxiliar na propulsão de investimentos estrangeiros nos próximos anos.

Segundo Coutinho, o país hoje tem grandes desafios e oportunidades extraordinárias. “É preciso aumentar a produtividade geral da economia e criar capacidade produtiva sustentável”, disse. Ele destacou os setores de energia, petróleo e gás, de infra-estrutura logística, construção e telecomunicações como áreas fundamentais para incentivar o investimento.

Além disso, o presidente falou sobre a importância de aumentar a competitividade dos portos, da rede ferroviária e das estradas, por meio de mecanismos de atração do setor privado por meio de concessões ou com projetos do tipo 'greenfield'.

“Vejo a presença ativa de empresas espanholas em todos os segmentos que serão alavancados nos próximos anos: infraestrutura, energia, telecomunicações, habitação e construção”, afirmou Coutinho. Segundo ele, investimentos nestas áreas irão criar um segundo grande ciclo de investimentos espanhóis no país.

Coutinho lembrou que nos anos 90 e início desta década, empresas espanholas de diferentes setores – principalmente bancário e telecomunicações, que participaram das grandes privatizações – foram responsáveis pelos mais importantes investimentos estrangeiros no país.

O presidente da Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil, Antonio Carlos Valente, afirmou só nos ultimo cinco anos o país recebeu mais de R$ 10 bilhões de investimentos espanhóis. “No ano de 2000, por exemplo, as empresas espanholas foram as maiores investidoras estrangeiras no país”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira