Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 10:35

Relações entre o capitalismo, o homem e a sociedade cibercultural são abordados em lançamento da Paulus Editora


O lançamento oficial da obra acontece no dia 20 de setembro, às 19h30,na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

Afinal de contas, o que é cibercultura? Como nasceu esse termo e o que ela tem a ver com as nossas vidas? Dissecar as origens, o desenvolvimento, as estruturas de base, a dinâmica e os horizontes desse modo tecnológico de organização da vida humana são alguns dos objetivos da obra A dromocracia cibercultural – Lógica da vida humana na civilização mediática avançada, novo livro da Paulus Editora.

O autor e pesquisador Eugênio Trivinho retoma o conceito de “dromocracia”, do pensador francês Paul Virilio, para dissecar a dinâmica da vida social articulada pelo imperativo da velocidade trazida pelos avanços das tecnologias digitais (dromos, em grego, significa corrida, rapidez). Para Trivinho, a Dromocracia Cibercultural é uma espécie de regime transpolítico invisível, isto é, escapa totalmente ao controle e à administração das instâncias políticas legadas pela modernidade (Estado, partidos etc.). Sob tal regime, a civilização fica subordinada à velocidade das cibertecnologias e do ciberespaço, numa crescente aceleração da existência humana em geral, com repercussões profundas no social, na economia e na cultura.

A obra “apresenta, de modo mais definido, a teoria e a crítica da cibercultura, conforme esta se entrega na atualidade, como arranjamento societário, dominância tecnocultural e processo civilizatório avançado, estruturados e modulados pela comunicação eletrônica em tempo real e por sua apropriação social na miríade infindável de contextos glocais de acesso/recepção/transmissão de informações e imagens”, afirma o estudioso.

Organizada em quatro partes principais, Trivinho dedica uma parte do livro a sinopses dos capítulos, que servem como uma breve introdução e dão uma idéia geral dos assuntos que serão tratados. São mais de quatrocentas páginas de um estudo rico e minucioso sobre as relações entre a sociedade tecnológica contemporânea e as conseqüências que todas essas mudanças têm provocado no cotidiano do ser humano do século XXI.

A dromocracia cibercultural – Lógica da vida humana na civilização mediática avançada é um livro singular, não só pela inigualável qualidade de seu conteúdo, mas também pela atualidade de suas constatações e pela crítica envolvente que propõe acerca das realidades que envolvem o tema proposto.

Eugênio Trivinho é professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e coordenador geral do CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura nessa instituição. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, é autor, entre outras obras, de O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual (Quartet, 2001) e Redes: obliterações no fim de século (Annablume/FAPESP, 1998).

.Autor: Eugênio Trivinho, da coleção: Comunicação | Acabamento: brochura | Formato: 13,5 x 21 cm – 456 páginas –Preço: R$ 46,00. Áreas de interesse: Comunicação, Sociologia, Antropologia. Público-alvo: comunicadores, sociólogos, leigos, estudantes e interessados no assunto. | Portal www.paulus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira