Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2012 - 09:37

Os avanços no uso da artroscopia para cirurgia dos quadris

Técnica minimamente invasiva trata lesões da articulação e de estruturas ao redor; utilização do procedimento favoreceu o desenvolvimento da medicina esportiva focada nos quadris.

A medicina está em constante evolução para oferecer aos pacientes um diagnóstico preciso, tratamentos com comprovação científica que proporcionem menos tempo de internação e recuperação mais rápida. Na área de Ortopedia, entre os procedimentos que tiveram uma grande evolução nos últimos anos, está a realização da artroscopia no tratamento dos quadris.

De acordo com o ortopedista Dr. Marcelo G. Cavalheiro (CRM-SP 87147), integrante do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador da divisão de Artroscopia do Quadril na Escola Paulista de Medicina (Unifesp), a técnica cirúrgica já é utilizada há muito tempo no joelho e no ombro, mas a realização no quadril é recente. “O joelho e o ombro são articulações superficiais. Praticamente, é preciso atravessar apenas a pele e o subcutâneo para chegar à articulação, com menos riscos de afetar nervos, por exemplo. Já os quadris, são articulações profundas e complexas, com muita musculatura, vasos sanguíneos e nervos ao redor, com uma cápsula muito espessa e de difícil acesso. Até o começo dos anos 2000, existia uma tendência mais conservadora e se optava pelo uso de tratamentos não cirúrgicos ou grandes incisões”, explica.

A aplicação da artroscopia no quadril foi estimulada porque a técnica passou a ser uma opção para o diagnóstico de dor oculta ou para raros procedimentos, como extração de corpos livres (fragmentos de ossos devido a fraturas ou um projétil alojado). Isso se somou ao grande avanço que houve nos exames de imagem, como a ressonância magnética. “São fatores que contribuíram para a ampliação do conhecimento sobre a anatomia dos quadris e o aprimoramento do acesso à região. Foi uma evolução muito rápida e muitos dos novos conhecimentos já estão consolidados. Hoje, conhecem-se várias lesões de estruturas, as suas manifestações, repercussões, prognósticos e as possibilidades terapêuticas”, informa Dr. Marcelo.

Cirurgia minimamente invasiva-A artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada com uma câmera, uma ótica de 4 mm e outros instrumentos cirúrgicos finos e estreitos, introduzidos por dois pequenos “furos” na região dos quadris. O acompanhamento do procedimento, que dura cerca de duas horas, é feito por um monitor de vídeo.

Com essa técnica cirúrgica é possível tratar diversos problemas e lesões dos quadris e das estruturas ao seu redor, como lesão da cartilagem, ligamento redondo, sinovite, infecção, extração de corpo livre, de calcificações, lesão do labrum acetabular, entre outras alterações. “É uma opção de tratamento eficiente com uma pequena agressão. Isso se traduz em uma internação mais rápida, geralmente com alta no mesmo dia, menores taxas de complicações e riscos, menos dor, reabilitação mais rápida e melhor, retorno precoce à rotina e ao esporte”, completa o ortopedista.

Os objetivos da utilização da artroscopia no tratamento dos quadris são: tirar a dor, restaurar a função da região em sua plenitude, permitir que o paciente volte a fazer todas as atividades que queira e que goste, inclusive esportes, e dar um prognóstico melhor para a articulação. Com isso, evita-se que o quadro clínico progrida para uma degeneração, ou seja, para uma artrose. O pós-operatório dependerá do tratamento e dos procedimentos que foram feitos durante a artroscopia. O retorno às atividades diárias e ao esporte depende da lesão que foi tratada.

O Dr. Marcelo esclarece que, normalmente, não se indica artroscopia de quadris para artrose. “A função dessa técnica cirúrgica é tratar diversas lesões a fim de evitar que elas possam progredir para a artrose”. Em um estágio avançado da artrose, quando a pessoa sente muita dor, tem seu dia-a-dia prejudicado devido às restrições e limitações funcionais, tem a indicação de uma cirurgia chamada artroplastia do quadril, ou seja, colocação de uma prótese.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira