Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2012 - 09:51

Internos de Bangu recebem certificados do SENAI do Rio

Eles concluíram os cursos de Mecânico de Motocicleta, Operador de Máquinas para Madeira e Pedreiro de Alvenaria.

“Esse diploma para mim é uma vitória. Nunca soube fazer nada na minha vida e agora sei. Muita coisa vai mudar” – declarou Bruno, durante a sua formatura de Operador de Máquinas para Madeira do SENAI do Rio. No dia 27 de março (terça-feira), o SENAI entregou os certificados de conclusão dos cursos de Mecânico de Motocicleta, Operador de Máquinas para Madeira e Pedreiro de Alvenaria para 117 pessoas, entre internos e ex-internos, do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu. O curso foi oferecido através de parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

De acordo com o gerente do SESI/SENAI Nova Iguaçu, Wilton Silva, “oferecemos cursos que facilitam a entrada no mercado de trabalho, inserção que já vem acontecendo. Nos últimos anos, formamos 32 turmas e temos relatos de pessoas que já estão no mercado”, adiantou o gerente. Ele acrescentou ainda que, devido ao bom momento que o país passa, em especial o Rio de Janeiro com os megaeventos que virão, as oportunidades de trabalho vão surgir. “Para que o estado cresça, será preciso mão de obra qualificada de pessoas empreendedoras”, ressaltou Wilton.

Além da qualificação profissional que possibilita a entrada no mercado de trabalho formal e o trabalho autônomo, o programa incluiu reforço de competências básicas (Português e Matemática) e a educação para a cidadania (direitos do cidadão, ética). Orientação educacional e profissional também foi oferecida ao longo do curso. O subsecretário de estado de Administração Penitenciária, Coronel Ipurinan Calixto Nery, presente à formatura, ressaltou que os cursos oferecidos através da parceria com o SENAI são importantes, principalmente nos dias de hoje, quando o mercado está altamente aquecido.

“Cada formatura que acontece dentro da nossa secretaria é também uma forma de incentivar os internos que ainda resistem a ter qualquer tipo de qualificação profissional. Essa formação é o futuro, não só de vocês, mas também de suas famílias. Cabe também a vocês, que abraçaram essa oportunidade, incentivar outros internos que resistem à profissionalização”, disse o coronel.

Claudecir, formado no curso de Mecânico de Motocicleta, comentou que o conhecimento possibilitará o desenvolvimento profissional e a transformação em sua vida. “Pedimos que esta secretaria, como já vem demonstrando interesse para transformação de vidas, sensibilize as instituições públicas e privadas para o aproveitamento da nossa mão de obra de maneira a possibilitar a nossa inserção real no mundo de trabalho”, disse o orador da turma.

Para o formando Carlos, também do curso de Mecânico de Motocicletas, o diploma representa a oportunidade de sair do instituto penal para o mercado de trabalho. “Essa é a oportunidade de conquistar meus objetivos na vida. Pretendo a cada dia me aprofundar nessa área profissional, que gosto muito”, disse.

De 2009 a 2011, o SENAI formou 484 pessoas nas penitenciárias do estado. Além disso, de 2008 a 2011 foram formados 147 adolescentes do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Dando continuidade ao programa, duas novas turmas dos cursos de Mecânico de Motocicleta, Operador de Máquinas para Madeira e Pedreiro de Alvenaria estão em andamento no Instituto Penal Vicente Piragibe. A previsão é de que se formem em maio deste ano. |www.firjan.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira