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28/03/2012 - 09:51

Jovens brasileiros têm responsabilidades de adulto e estão mais preocupados em ganhar dinheiro, aponta Kantar Worldpanel

Estudo feito na América Latina mostra que 63% dos jovens entre 19 e 24 anos trabalham; no Brasil taxa é de 61%.

São Paulo– Uma nova pesquisa da Kantar Worldpanel indica que a maioria dos jovens latinos trabalha e tem responsabilidades de um adulto. Na faixa etária entre 13 e 14 anos, 13% possuem um trabalho, sendo que no Brasil o índice é de 9%. Já na faixa entre 15 e 18 anos, 22% trabalham contra 17% no Brasil. Um dos pontos mais interessantes é que 33% dos brasileiros entre 19 e 24 anos têm filhos, taxa maior que a média de 31% na América Latina.

Ao lado dos peruanos, os brasileiros são os que mais dizem ter um trabalho em tempo integral, 41%. Por outro lado, 75% afirmaram prestar algum tipo de serviço voluntário. Ao mesmo tempo em que recebem salário, os jovens ainda pedem ajuda aos pais. O levantamento mostrou que 61% deles pedem dinheiro aos pais e 41% têm salário.

“Boa parte dos jovens brasileiros entra cedo no mercado de trabalho para contribuir com o orçamento familiar e conseguir comprar produtos do seu gosto. São consumidores que já possuem suas preferências e que, ao mesmo tempo, assumem responsabilidades antes da hora”, declarou Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel.

Os jovens brasileiros são os mais vaidosos da América Latina. De acordo com o estudo, as categorias mais importantes são: dinheiro, família e cuidados pessoais. Nesse último quesito, a principal preocupação dos jovens é com os dentes, 43%, seguido dos cabelos com 36%. Apenas 10% dos entrevistados não levam em conta os cuidados pessoais.

Um em cada dois jovens latinos faz suas compras de cuidado pessoal e, faz parte do DNA feminino as mulheres irem às compras. No Brasil, 49% dos jovens compram os produtos que gostam; 24% usam o que encontram disponível em casa; 19% pedem que os pais comprem o que gostam para higiene pessoal e apenas 8% pedem aos pais que comprem o que acharem melhor.

Ainda na categoria de cuidados pessoas, um dado que chama a atenção é que 81% das jovens latinas usam maquiagem e 61% dos rapazes aplicam creme de barbear. No Rio de Janeiro, por exemplo, o índice é mais alto – 96% das mulheres jovens se maquiam.

Tecnologia está entre os preferidos dos jovens -O celular é um dos itens preferidos dos jovens latinos, já que 75% deles possuem o aparelho. No Brasil, esse índice é de 85%, uma das maiores taxas da região.

A maior presença do celular, 82%, é na faixa etária entre 19 e 24 anos; 71% entre 15 e 18 anos e 59% entre 13 e 14 anos. O “envio de SMS” é o mais usado, com 73%, em segundo lugar aparece “ouvir música” com 65% e com 50% a opção “despertador”. No Brasil, a opção “ouvir música” é o mais usado.

Os dados mostram ainda que 65% dos jovens latinos usam computador.

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Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros. [www.kantarworldpanel.com].

Perfil-Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. [ www.kantar.com].

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