Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2012 - 10:28

BRICs impulsionam economia mundial, diz estudo

A força da economia dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) tem aumentado sua importância global. Enquanto economias consideradas maduras estão enfrentando problemas de déficits orçamentários, crescimento pífio e aumento do desemprego, os BRICS estão expandindo rapidamente, reduzindo a pobreza e guiando a economia mundial. A estimativa é que o grupo corresponda a 37% do crescimento global de 2011 até 2016, aumentando a participação na economia mundial de 19% para 23%.

Segundo dados do International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton, 34% dos empresários dos BRICs permanecem otimistas com relação as suas economias em 2012, bem acima dos 12% no G7. Essa confiança é refletida na expectativa com relação a performance dos negócios. De acordo com o IBR, 72% dos líderes nos BRICs consultados esperam elevação nas receitas, comparado com 37% no G7 e 43% globalmente. Além disso, 58% dos empresários nos BRICs estimam crescimento dos lucros, percentual bem acima dos 26% do G7 e 31% da média global.

Ainda, há preocupação sobre uma nova recessão. Três quartos dos executivos consultados no BRICs temem que a economia global volte à estagnação novamente nos próximos 12 meses. Os indianos são os mais preocupados com esse cenário (96%), seguidos pelos russos (87%), brasileiros (76%) e chineses (66%).

As perspectivas são robustas também quando se fala em investimentos. Uma área que os governos dos BRICs têm investido recentemente está relacionada aos grandes eventos esportivos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Do total, 51% dos empresários da região acreditam que esses eventos são importantes para atrair investimentos.

No Brasil, 84% das empresas creem que sediar a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 é fundamental para chegada de recursos. O mesmo ocorre com 52% dos empresários russos – o país vai sediar a copa em 2018.

Mesmo com as perspectivas positivas os países do BRIC têm alguns indicadores chave que merecem atenção. A inflação continua sendo um desafio para esses quatro países, com 68% dos empresários afirmando que o tema é uma preocupação. Na índia, 94% dos empresários confirmaram que esse é um tópico de preocupação. O banco central indiano elevou as taxas de juros 13 vezes em 19 meses para conter aumentos de dois dígitos. No Brasil, apesar da melhora recente, 66% disseram se preocupar com a inflação- ainda em 6,6% acima da meta de 4,5%,

A cautela tem fundamento, ao ver que 38% dos empresários da região pretendem elevar preços de venda nos próximos 12 meses, resultado superior aos 18% mundial. Índia (60%) e Brasil (40%) são dos dois países com maiores expectativas de aumento.

O acesso a financiamento é outra área de atenção na comparação com economias desenvolvidas. Nos BRICs, 33% dos empresários consideram a escassez de capital de giro e acesso ao crédito de longo prazo (32%) como uma restrição ao crescimento de seus negócios. No G7 apenas 19% e 24%, respectivamente citam esses fatores como empecilho de expansão de suas empresas.

O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 19 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.500 empresas em 40 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Coleta de dados -A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.

Grant Thornton International Ltd -Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, contabilidade e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias de trabalho, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira