Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2012 - 10:28

Capacitação profissional beneficia portadores de deficiência

Cursos gratuitos do “Projeto CapacitaRH” têm 25 alunos inscritos.

Vinte e cinco pessoas portadoras de deficiência serão beneficiadas pelo Projeto CapacitaRH, apoiado pela Merck – a mais antiga indústria química e farmacêutica do mundo – e realizado em parceria com o Sistema FIRJAN e o Centro de Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Os cursos são gratuitos e a formação é voltada para os cargos de Assistente Administrativo, Atendente Comercial e Operador de Distribuição e Armazenagem. A aula inaugural aconteceu no dia 19 de março, na unidade do SENAI da Freguesia.

Os participantes foram selecionados em conjunto pelas instituições parceiras no projeto e estão contratados pela Merck, com direito a benefícios como assistência médica, odontológica e seguro de vida. Ao final do curso eles receberão um Título Ocupacional reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego. Os alunos com boa avaliação terão a chance de renovar seus contratos com a Merck, conforme a disponibilidade de vagas na empresa.

São pessoas de diferentes faixas etárias e necessidades especiais distintas: há deficientes físicos, auditivos, pessoas com problemas de visão e com deficiência mental. O grau de instrução dos participantes também é variado: há desde os que estão cursando - ou já terminaram - o segundo grau, até aqueles com nível superior completo, que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. A duração total é de doze meses, com aulas de segunda a sexta, das 13h00 às 17h00. Ao todo serão 1184 horas de capacitação, para que os participantes possam atuar nas três áreas oferecidas.

“Apoiar esse projeto é muito importante para a Merck, pois consideramos a capacitação profissional o melhor caminho para a inclusão social. A empresa não se preocupa apenas em cumprir sua cota legal de portadores de deficiência no quadro de funcionários. Aqui tratamos essas pessoas da mesma forma que as demais, elas devem cumprir suas funções assim como seus colegas, e são cobradas pelos resultados. Não há diferenciação”, afirma Cléo Ferreira, Coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Merck.

A primeira fase do curso tem duração de um mês e é ministrada por uma pedagoga do CIEDS, instituição beneficente de assistência social. São trabalhadas habilidades básicas para o trabalho, questões comportamentais e temas como a legislação trabalhista e os direitos da pessoa com deficiência. Ao longo do projeto a equipe do CIEDS mantém um acompanhamento permanente da evolução dos alunos. Um profissional de libras participa das aulas para o auxílio na comunicação com os portadores de deficiência auditiva.

Na segunda etapa, instrutores do SENAI promovem as aulas de capacitação técnica, utilizando os mesmos materiais que a instituição oferece a todos os seus alunos. Os participantes aprendem os conteúdos específicos relativos às carreiras de Assistente Administrativo (518 horas/aula), Atendente Comercial (176 horas/aula) e Operador de Distribuição e Armazenagem (364 horas/aula).

Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de visitar a Merck, para uma imersão na empresa. Também assistirão a palestras de portadores de deficiência que já trabalham na companhia.

Perfil-A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição, Produtos de Consumo e Genéricos. Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira