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29/03/2012 - 07:27

Terminal de Contêineres de Paranaguá investe R$ 250 milhões na ampliação de sua capacidade operacional


TCP cresce 15% em 2011 e deve atingir capacidade de 1,5 milhão de TEUs até 2013.

O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores terminais portuários de contêineres do Brasil – registrou receita de R$ 334 milhões em 2011, resultado 15% superior do obtido no ano anterior. No período o TCP ampliou em 7% o volume de contêineres movimentados para importação e exportação, com destaque para o crescimento da importação.

“Nosso crescimento foi motivado por ganhos de produtividade, que permitiram o incremento do volume dos serviços existentes e a entrada de duas novas linhas de serviços, sendo uma para Estados Unidos e Caribe e outra para a Europa”, afirma Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente Comercial do TCP.

Ele destaca que 2011 marcou o início, por parte do TCP, de um dos maiores planos de investimentos do setor portuário no Brasil, que deve consumir R$ 250 milhões até o final de 2012. Foram investidos R$ 51 milhões em novos equipamentos que entraram em operação em março de 2012, como dois portêineres Post Panamax da marca Liebherr, seis transtêineres e nove caminhões. “Com isso, nossa capacidade atingiu 1,2 milhão de TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés)”.

Paralelamente aos investimentos para ampliar a capacidade operacional do TCP, o Terminal investiu fortemente em 2011 na elevação da qualidade dos serviços prestados, com o objetivo de atingir o nível de excelência dos melhores portos do mundo. Para isso, foram feitos investimentos em manutenção e melhoria da gestão que permitiram um aumento de 20% na produtividade. Esse desempenho se traduziu na redução de custos operacionais para os clientes do TCP, por meio da liberação mais rápida dos navios, da redução de 37% no tempo médio de espera de atracação e da redução de 44% no numero de cargas que não conseguiram ser embarcadas na data prevista.

Essas melhorias permitiram ao TCP atrair os maiores navios de contêineres da costa brasileira, seguindo a tendência mundial de aumento do tamanho das embarcações, que permitem mais ganhos para toda a cadeia de transporte marítimo. “Como resultado, em fevereiro passado o TCP recebeu o navio Cosco Vietnan, maior já atracado no Brasil, com 334 metros”.

Novos Investimentos -Em 2012 o TCP intensificará seus investimentos com a construção de um terceiro píer de atracação, de 315 metros, que deve consumir R$ 140 milhões, além da compra de novos equipamentos para o novo píer – dois portêineres Super Post Panamax, seis transtêineres e 12 caminhões –, onde serão gastos mais R$ 60 milhões.

“Estes investimentos permitirão ao TCP dar um novo salto em sua capacidade e eficiência, oferecendo para seus clientes serviços melhores a custos menores. Nossa meta é atingir capacidade de 1,5 milhão de TEUs até o final de 2013”, afirma Luiz Antonio Alves, diretor Financeiro do TCP. “Comemoramos os importantes avanços obtidos ano passado, que proporcionou redução de custos operacionais aos nossos clientes. Mas reconhecemos que temos que continuar avançando para fazer do TCP um terminal com os padrões de excelência dos melhores portos mundiais”.

Perfil-O TCP é um dos maiores terminais portuários de contêineres do Brasil e, desde 1998, opera sob regime de concessão no Porto de Paranaguá. Com capacidade atual de aproximadamente 1,2 milhão de TEUs por ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o TCP deve aumentar substancialmente sua capacidade após os novos investimentos em curso para 1,5 milhão de TEUs até 2013. Seus acionistas são o fundo de private equity Advent International, Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda., Grup Maritim TCB S.L. e Galigrain S.A.[www.tcp.com.br].

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