Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2012 - 07:27

Whirlpool Latin America apresentará case de logística interna no Lean Summit 2012

No evento, empresas trocarão experiências sobre a implementação do Lean Manufacturing, sistema que trouxe melhoras significativas para a Whirlpool.

São Paulo- Em agosto, a Whirlpool Latin America participará do Lean Summit 2012, um dos maiores e mais importantes encontros sobre Lean no país. A empresa, que vem implementando os conceitos do Lean Manufacturing desde 2003, vê o evento como um meio de buscar melhores práticas para manter e aprimorar o nível de excelência em seus produtos. Na ocasião, comparecerão grandes empresas do Brasil e do exterior.

“Nosso objetivo central será dividir experiências e aprender com outras companhias, mesmo que tenham negócios totalmente diferentes, pois sempre podemos adaptar as lições para nossa realidade”, afirma José Júlio Pereira, diretor de operações de Manufatura, Serviços, Peças e Qualidade.

Seguindo a intenção de compartilhar conhecimento sobre a jornada de implementação do Lean, a Whirlpool apresentará, em palestra para público limitado do Lean Summit 2012, o case ‘Projeto Fluxo de Materiais’, realizado na Unidade de Rio Claro da Companhia. O projeto começou em junho de 2010 com o desafio de aperfeiçoar a logística interna na planta, e envolveu as operações das áreas de recebimento, alocação e armazenagem, rotas de abastecimento, adequação do ponto de uso, set-ups de montagem e níveis de reposição.

Além disso, para a realização do projeto, foi designada uma equipe multifuncional, com colaboradores das áreas de Lean (Corporativa), Almoxarifado, Planejamento, Produção, Engenharia Industrial, Logística, Instalações e Suprimentos. Ao todo, foram envolvidas 40 pessoas diretamente e aproximadamente cinco mil colaboradores indiretamente. “Um dos maiores desafios do projeto foi capacitar 100% da área operacional, que precisava dominar o novo método de fazer fluir os materiais pela fábrica. Isso significou promover uma verdadeira mudança cultural”, lembra José Júlio Pereira.

Após um ano, o projeto trouxe benefícios significativos para a Unidade de Rio Claro em termos de produtividade, redução nos tempos de set-up nas linhas de montagem, redução de estoques em processo, acuracidade de inventário, organização das áreas e, muito importante, inúmeras melhoria de segurança no ambiente de trabalho.

A Whirlpool Latin America iniciou a implementação do Lean Manufacturing em 2003, ano em que foi treinada e formada a primeira equipe de Lean, chamada dentro da organização de CCM. (Manufatura Centrada no Consumidor). A adoção do sistema faz parte da cultura de excelência a Companhia, que está sempre atenta a tendências em práticas de operação que levem à melhoria contínua de seus produtos e processos. “Em um mercado cada vez mais competitivo, a Whirlpool enxerga o Pensamento Enxuto (Lean) como uma importante estratégia para conquistar e manter a lealdade de nossos consumidores”, ressalta Júlio Pereira.

Whirlpool Latin America -Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP). Possui 14 mil colaboradores, 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia.

Nesses locais são desenvolvidos produtos e projetos inovadores exportados para mais de 70 países. A Whirlpool está presente no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” desde a 1ª edição (1997), tendo sido a 1ª colocada em 2010, é a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a Época Negócios e uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade.

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres brasileiras e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 30 mil pessoas.

Perfil- A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. [www.whirlpoolcorp.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira