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29/03/2012 - 07:38

Atletas pela Cidadania, Instituto Ayrton Senna e Instituto Votorantim apresentam a pesquisa “Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras”

As três organizações encomendaram ao Ibope um diagnóstico nacional sobre o ensino e a prática de atividades físicas nas escolas públicas. Além de reunir informações que podem ajudar na criação de políticas de melhoria da qualidade da Educação Física, o estudo oferece subsídios para que o Brasil saiba fazer a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos deixarem também um legado social e educacional.

São Paulo– A Atletas pela Cidadania, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Votorantim apresentam nesta quarta-feira os resultados da pesquisa “Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras”, diagnóstico inédito sobre o ensino e a prática de atividades físicas nas escolas municipais e estaduais de todas as regiões do País. Um dos principais objetivos do estudo é oferecer subsídios para a iniciativa privada, ONGs e poder público desenvolverem políticas para melhoria da qualidade da Educação Física. As três organizações querem que os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, deixem ao Brasil também um legado social e educacional, além da infraestrutura.

“A pesquisa preenche uma lacuna em relação à consolidação de informações nessa área. A nossa expectativa é que esses dados também contribuam com políticas educacionais de melhoria da prática esportiva nas escolas, o que poderia abrir novas oportunidades para milhares de jovens”, defende Rafael Gioielli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim.

O estudo analisa a situação das escolas públicas, nos ensinos Fundamental e Médio, com destaque a quatro pilares: Infraestrutura e Realidade Escolar, Perfil do Professor, Prática de Ensino do Professor e Interface com Políticas Públicas. A pesquisa, de caráter opinativo, foi respondida por meio de entrevistas telefônicas por diretores e professores de Educação Física de 458 escolas de todo o Brasil. Após a apuração do Ibope, os dados foram consolidados e analisados por representantes da Atletas pela Cidadania, do Instituto Ayrton Senna e do Instituto Votorantim, três organizações com ampla experiência em projetos ligados ao esporte e à educação.

Os resultados dessa análise demonstram deficiências e oportunidades no ensino da Educação Física e, ao mesmo tempo, oferecem um recorte da real dimensão dos desafios enfrentados pelos professores dentro e fora das escolas públicas brasileiras.

“É consenso entre os entrevistados que a Educação Física tem o potencial de influenciar positivamente o desempenho escolar nas demais disciplinas escolares, e que contribui para a formação integral do educando”, explica Tatiana Filgueiras, gerente de Avaliação e Desenvolvimento do Instituto Ayrton Senna. “Entretanto, a pesquisa evidencia que a valorização da Educação Física nas escolas, presente nos discursos dos professores e diretores, está aquém do que é necessário para uma política de desenvolvimento humano por meio do esporte”, completa.

“Um dos pontos que mais chamam atenção é que, além da carência de políticas educacionais para essa área – quase metade dos docentes entrevistados aponta falta de apoio pedagógico das Secretarias de Educação –, a performance física dos alunos ainda é o critério determinante e excludente na hora da avaliação”, afirma Daniela Castro, diretora executiva da organização Atletas pela Cidadania.

Para a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Votorantim, a oferta de melhores condições para a prática esportiva entre a população, junto com um aprimoramento da Educação Física como disciplina escolar bem planejada e integrada, são alguns dos maiores legados que a Copa do Mundo e as Olimpíadas podem proporcionar ao País.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 20 de outubro e 24 de novembro de 2011, em todas as regiões do País. Foram realizadas duas entrevistas em cada uma das 458 escolas: uma com o professor de Educação Física e outra com o diretor ou vice-diretor da escola. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, considerando o nível de confiança de 95%. De acordo com a metodologia do Ibope, que envolve um pré-teste, pelo menos 20% do material dos entrevistadores foi criticado e verificado. Paralelamente, 100% dos questionários foram submetidos a um teste eletrônico de consistência para verificação de coerência das respostas. [www.institutovotorantim.org.br].

Perfil-A Atletas pela Cidadania representa uma ação pioneira no mundo, que soma a imagem da vitória, o talento e o engajamento de atletas brasileiros, de diversas gerações e modalidades esportivas, em prol de uma causa comum. A organização, sem fins lucrativos, é composta por atletas, ex-atletas e outras importantes figuras da comunidade esportiva. Este grupo uniu esforços para chamar a atenção e mobilizar os cidadãos no apoio às causas sociais de relevância nacional, em projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. [www.atletaspelacidadania.org.br].

Perfil-O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, em larga escala. Financiado com recursos próprios, de doações e de parcerias com a iniciativa privada, o Instituto dispõe às administrações públicas, gratuitamente, serviços de gestão do processo educacional que incluem diagnóstico e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras, tudo articulado de forma a promover uma educação integral para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens em suas múltiplas competências. Fundado em 1994, por desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações, ajudando estudantes a ter sucesso na escola e a ser cidadãos capazes de responder às exigências profissionais, econômicas, culturais e políticas do século 21. Anualmente o Instituto Ayrton Senna capacita 60 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil.

Perfil-Sobre o Instituto Votorantim – O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim por meio da identificação de sinergias entre as empresas e de oportunidades que gerem valor à sociedade. São apoiadas ações voltadas à juventude (nas áreas de educação, trabalho, cultura, esporte e proteção de direitos), além de iniciativas focadas no dinamismo econômico, apoio à gestão pública e diálogo com as comunidades. Este ano, o Programa de Esporte apoia 16 projetos de esporte educacional que utilizam as mais diversas modalidades de jogos e atividades físicas na formação de jovens, buscando o aprimoramento de competências cognitivas e socioafetivas. [www.institutovotorantim.org.br].

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