Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2012 - 08:20

Consumidor prefere gastar mais com produtos de higiene pessoal e beleza, aponta Kantar Worldpanel

No Norte e Nordeste, os destaques são os itens de cuidado pessoal, enquanto no Sul do país a preferência é por produtos com apelo saudável e prático.

São Paulo– Um novo estudo da Kantar Worldpanel aponta que o consumidor brasileiro está comprando cada vez mais produtos ligados à praticidade. Nesse cenário, há três categorias que se destacam bastante: alimentos, higiene e beleza, e bebidas. Itens como biscoitos, refrigerantes e deo colônias ganharam espaço na cesta de compras dos brasileiros.

De acordo com o estudo, Norte e Nordeste continuam aquecidos, com alta de 5%, em volume de compras, principalmente relacionado às promoções feitas no período. No sentido contrário, a maior queda, de 6,1%, foi registrada no Leste e Interior do Rio de Janeiro, onde o que mais pesou no bolso dos brasileiros foram os pães, refrigerantes e o leite longa vida.

“A cesta de higiene pessoal aparece com mais força no Norte e Nordeste em que a população é mais ligada ao cheiro e perfume. No Centro-Oeste, esses produtos também cresceram e quem perdeu espaço foi a categoria de limpeza. Na Grande Rio de Janeiro e no Sul, o destaque são as bebidas que tiveram um bom impulso”, declarou Fátima Merlin, diretora de Varejo da Kantar Worldpanel.

Nas regiões Norte e Nordeste, além dos produtos de cuidado pessoal, o biscoito tem agradado ao paladar da população e, com seu apelo de praticidade, tem incomodado as vendas do tradicional pãozinho. A entrada dos biscoitos atinge 99,82% dos lares, o detergente em pó aparece com 99,78% e o sabonete com 99,73%. O pão e o leite em pó são os itens que mais impactam nas contas. O porta-a-porta é o canal mais forte do país com 7,6% de participação.

No interior de São Paulo, segundo maior mercado consumidor do Brasil, o biscoito tem mais presença nos lares, 99,60%, do que os pães, 99,51%. Entre os itens que mais pesam no bolso estão o leite longa vida, os pães e os refrigerantes. Os supermercados tem maior participação com 67,6%.

“O consumidor dá preferência ao biscoito porque ele dura mais tempo e acaba com a necessidade de comprar pão para o café da manhã diário, por exemplo. Além disso, ajuda a variar os tipos de alimentos dando diversidade à cesta”, explica Fátima Merlin, diretora de Varejo da Kantar Worldpanel.

Na Grande São Paulo, o cenário é oposto. Os sabonetes aparecem com maior presença em 99,64% dos domicílios, o papel higiênico tem 99,63% de participação e os pães com 99,42%. Apesar do alto preço, os refrigerantes são o segundo item mais comprado se levado em conta a frequência do consumidor ao ponto de venda com média de duas vezes ao mês. Os hipermercados mantêm a concentração nessa região, com 11,6% de participação.

Apesar do enfraquecimento, o consumo de produtos de limpeza ainda é o maior do país no Centro-Oeste. Nesse cenário, houve alta na compra de produtos de higiene e beleza com a importância de valor subindo de 19% para 20% entre 2010 e 2011. A entrada nos domicílios é maior com os pães, 99,78%, óleo com 99,77% e papel higiênico com 99,59%.

Na região Sul, as bebidas tiveram um crescimento importante de 27%, em 2010, em importância de valor para 28% no ano passado. Os biscoitos aparecem com maior presença nos lares, 99,42%, seguidos de refrigerantes e detergente em pó com 99,38% e 99,27%, respectivamente. O leite longa vida é o item com maior peso no bolso do consumidor. O tíquete médio é o maior do Brasil com R$ 24,02.

Na Grande Rio de Janeiro, o sabonete perdeu espaço nos lares, ultrapassado por pães, com 99,87%, o detergente em pó com 99,71% e o papel higiênico com 99,60%. Na categoria de bebidas, as altas temperaturas contribuem para maior compra de refrigerantes, com média de três vezes por mês.

O sabonete ainda tem maior entrada nos domicílios do Leste e Interior fluminense, com 99,71%. Os refrigerantes e o óleo aparecem com 99,70% e 99,68%, respectivamente. O gasto médio com as fraldas descartáveis foi o mais alto entre os itens pesquisados.

Perfil-Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.[www.kantarworldpanel.com].

Perfil-Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. [www.kantar.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira