Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2012 - 08:28

Factoring internacional amplia possibilidades de crédito às exportações


A despeito de medidas cambiais e leilões de dólares promovidos pelo governo na última semana, o mercado está carente de mecanismos que ampliem a competitividade dos produtos exportáveis brasileiros.

Nesse sentido, o factoring de exportação representa uma alternativa que, sem necessidade de intervenção governamental ou subsídios, amplia e agiliza a oferta de crédito, especialmente para os pequenos e médios empresários.

Em 2010, o factoring movimentou € 1,7 trilhão no mundo, com um crescimento médio de 11% nos últimos 12 anos. O factoring internacional é o segmento que mais ampliou suas atividades e já representa 15% do volume global.

Taiwan e China são os principais utilizadores do factoring de exportação, representado juntos 29% do volume mundial. No Brasil, o quadro ainda é muito restrito. A participação do País no total global do factoring de exportação é de apenas 3%. Na movimentação interna do setor, o factoring internacional se limita a 0,1% do total movimentado.

Para o presidente da Associação Nacional de Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring (Anfac), Luiz Lemos Leite, além de receber praticamente à vista o valor de seus créditos, o exportador conta com uma cadeia de serviços queenvolve a análise de risco do importador, negociação no mercado de câmbio brasileiro das condições de fechamento da operação, assim como assessoria em trâmites como despacho aduaneiro, obtenção de guia de exportação, contratação do embarque e fechamento de câmbio.

“O factoring internacional oferece, sobretudo ao pequeno e médio empresário, uma opção concreta de atender às suas necessidades e aspirações de expandir seus negócios internacionalmente”, avalia. “Com a globalização e a simplificação dos processos, vem ganhando espaço crescente nas transações internacionais. Nesse momento em que os bancos estão afetados pela crise, tem sido fundamental para manter o mercado alimentado, principalmente na Europa”, aponta.

Para utilizar o factoring internacional, o exportador contrata a factoring e solicita um limite de crédito para sua companhia em função de seu importador. O factoring exportação (no mercado de origem) contrata uma congênere no país importador, que realiza uma análise de crédito do cliente no exterior. Caso o crédito seja aprovado, o factoring importador (no mercado de destino) assume o risco até o limite fixado. A partir daí, transcorre-se os trâmites legais e a factoring importação remete para a factoring exportação o valor da transação, descontados as comissões acertadas.

O presidente da ANFAC está na expectativa da sanção da lei do fomento mercantil (PL nº 3615/2000) para dar início às operações internacionais.

.Factoring no mundo:
Continente...............................Participação....................Crescimento médio:(1998-2010)
Europa................................................... 63%................................ 11%
Ásia/Austr./NZ................... 24% …............................................16%
Américas................................11%................................................. 6%
África......................................... 1%................................................. 12%

Factoring-Criado no Brasil no dia 11 de fevereiro de 1982 com a fundação da ANFAC, o Factoring, ou Fomento Mercantil, é uma atividade que consiste na prestação de serviços, os mais variados e abrangentes, de apoio às pequenas e médias empresas, conjugada com a compra de direitos creditórios originados de vendas mercantis realizadas por sua clientela.

Dentre suas características essenciais, contempladas pelo projeto de lei, estão a prestação de serviços a pessoas jurídicas bem como a compra de direitos creditórios resultantes das vendas mercantis realizadas por suas empresas clientes. Peculiaridade dessa atividade é a prestação de serviços de orientação aos negócios dos clientes, desde a contribuição à organização ao seu fluxo de caixa e pagamentos, até a melhor gestão.

A ANFAC - Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring-é a principal entidade representativa do setor do fomento mercantil brasileiro. Foi fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, com o compromisso de fortalecer o sistema brasileiro de fomento mercantil e suas relações com a sociedade, como também, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira