Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 11:12

Liliane Dardot é a nova artista do projeto circuito Atelier da Editora C/Arte


Dia 25 de setembro de 2007, terça-feira, às 17h, no Celma Albuquerque Galeria de Arte, Rua Antônio de Albuquerque, 885, Savassi, Belo Horizonte (MG).Realização: C/Arte Projetos Culturais Patrocínio: Royal Towers Hotéis, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte. Apoio: Rede Minas, Governo de Minas, PIB Provedor de Internet, Imago Vídeo e Celma Albuquerque Galeria de Arte. Contatos: Liliane Dardot – 3286-2189/33780380 e Fernando Pedro - C/Arte Projetos Culturais: (31) 3491-2001 / 9981-1685.Será lançada também uma exposição virtual da artista no site da C/Arte www.comarte.com

A artista Liliane Dardot é o mais recente nome contemplado pelo projeto Circuito Atelier, edição de número 38. Evento programado para o dia 25 de setembro, às 17:00, na galeria de arte Celma Albuquerque, localizada na rua Antônio de Albuquerque, nº 885, Savassi, em Belo Horizonte. Na ocasião a artista apresentará uma exposição de suas obras, simultaneamente ao lançamento do livro-depoimento, organizado pela professora, e também artista plástica, Maria do Carmo Freitas Veneroso, e do vídeo, dirigido por Alexandre Pires Nascimento, focalizando sua trajetória e seu processo de trabalho.

A organizadora do livro, Maria do Carmo Freitas Veneroso, apresenta a artista: “A artista Liliane Dardot relata em seu depoimento para o Circuito Atelier uma rica e sensível trajetória artística. Num primeiro momento, a busca por um sentido para o seu trabalho, dava-se mais no nível conceitual, na maturidade nota-se uma artista mais solta e aberta à imprevisibilidade do acaso, que se deixa levar pela sua própria sensibilidade e percepção, sem uma necessidade imperiosa de se explicar e de defender posições, como ocorria no passado, deixando ao seu próprio trabalho essa tarefa.

Percebe-se na carreira artística de Liliane Dardot uma extrema preocupação com a sinceridade e a coerência, um profundo questionamento de valores ligados à arte e a importância de questões vinculadas à percepção. Nota-se, acima de tudo, uma artista conectada com seu tempo, dedicada à sua arte e sensível às mudanças que a própria vida propicia ao artista. Tudo isso denota a importância de seu trabalho, que tem marcado de maneira exemplar a arte produzida em Minas Gerais”.

Paralelo ao lançamento do livro a artista apresentará uma exposição de seu trabalho na Galeria Celma Albuquerque. As obras apresentadas serão dois desenhos em grande formato que se integram ao espaço da galeria Celma Albuquerque. Os desenhos foram realizados com pigmentos e cinzas, sobre grandes folhas de papel construídas pela artista através de uma fusão de diversas camadas de papel de seda sobre uma delicada tela. Dependurados na parte frontal do espaço da galeria interagem com a luz, que evidencia ao mesmo tempo a translucidez dos papéis como membranas, as sobreposições dos desenhos e o espaço frontal da galeria como uma grande caixa de vidro. No primeiro desenho, de 3,05 X 5,30 m, a imagem de elementos ampliados recolhidos pela artista a partir da observação de plantas do cerrado: pequenos galhos, frutos, sementes, cipós e carrapichos. O segundo trabalho, no formato de 1,35 X 5,30 m, estabelece um contraste com o primeiro. O desenho de um acúmulo de objetos são uma retomada do tema de uma série de gravuras produzidas pela artista em 1979 na Oficina Guaianases de Gravura, durante o período em que a artista residiu em Olinda. Executados sobre este novo suporte, cuja presença impõe novas condições, o desenho destes detritos adquire novas características e significados. Liliane Dardot mostra ainda um objeto de 7m de altura construído com roupas brancas articuladas sobre aros de metal. Esse objeto foi mostrado na galeria do Corpo, em 1996, no dia da abertura de uma exposição da artista. As roupas utilizadas pela artista pertenceram ao seu pai, recém falecido na época.

Todos os trabalhos se relacionam com a questão da memória, e foram gerados na oportunidade de reflexão propiciada pelo processamento dos dados relativos à vida e à obra da artista, motivada pela elaboração do seu livro-depoimento, publicado pela Editora C/arte.

O projeto Circuito Atelier é uma realização da C/Arte Projetos Culturais, coordenado pelos historiadores Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro e tem o patrocínio cultural do Grupo Royal Towers Hotéis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Após o lançamento, o livro pode ser adquirido no site da C/Arte, www.comarte.com, através da televendas (31) 3491-2001 e nas principais livrarias do país ao preço de R$29,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira