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21/09/2007 - 11:16

Banco Votorantim entra no segmento de cartões de crédito com investimento inicial de R$ 50 milhões


Os diferenciais do produto, que terá cerca de um milhão de unidades emitidas por ano, serão o conceito de multicrédito, as parcerias com o varejo e a força de vendas dos canais da BV Financeira.

São Paulo– O Banco Votorantim lança seu primeiro cartão de crédito. A primeira meta é emitir cerca de um milhão de plásticos por ano até 2013. O produto terá duas bandeiras (Visa e Mastercard).

Para atingir essa meta de crescimento, o banco focará inicialmente duas estratégias: a conquista dos três milhões de clientes que já compõem a carteira da BV Financeira (número que aumenta com os seus 150 mil novos clientes mensais) e parcerias com varejo por meio de cartões co-branded. O objetivo é fechar pelo menos três alianças com redes por ano. A instituição investirá, até dezembro de 2008, R$ 50 milhões no desenvolvimento do projeto.

Segundo Antonio Castilho, Superintendente Comercial de Cartões, um estudo recente de mercado mostra que 150 redes de negócios em atuação no Brasil, formadas por pequenos e médios supermercados, alcançaram um faturamento de R$ 15,9 bilhões em 2006, registrando um crescimento de 12,2% em relação a 2005. “Esse tipo de organização possui um potencial de consumo muito grande e grandes sinergias com o nosso negócio”, confirma o executivo.

Uma das novidades do produto é o conceito inovador de oferecer multicréditos em um mesmo plástico. Isso permite ao usuário concentrar diversos pagamentos no cartão gerando conveniência e comodidade. Entre os serviços que serão oferecidos estão o crédito pessoal, o crédito direto ao consumidor (CDC), o financiamento de veículos, seguros, pagamentos de contas, crédito rotativo etc. O produto permite ampliar o relacionamento do cliente com o Banco Votorantim, que vai retribuir com vantagens e benefícios progressivos.

“O cartão aumentará a gama de serviços oferecidos pelo Banco Votorantim, fortificará a relação com nossos clientes e os fidelizará. Os conceitos inovadores do plástico vão permitir a criação de um banco de dados próprio com o histórico de crédito, o que formará uma espécie de cadastro positivo”, destaca Antonio Castilho.

O plástico terá quatro categorias (Nacional, Internacional, Gold e Platinum), permitindo que todos os clientes da BV Financeira e do Banco Votorantim possam ser atendidos com as ofertas de crédito. É importante ressaltar que não é necessário ser cliente da BV Financeira ou do Banco Votorantim para ter um cartão.

Segundo Paulo Gerber, superintendente de Operações de Cartões, os produtos oferecidos atenderão todos os segmentos de renda, com maior foco nos perfis de renda B e C. “Nosso diferencial será a valorização concreta do relacionamento com o consumidor em todos os segmentos de renda, oferecendo benefícios tangíveis como retorno para o cliente, tais como juros menores para os bons pagadores, entre outras vantagens.”

Dados do Banco Central apontam que os gastos com cartão já representam 11% dos meios de pagamento e se aproximam dos números do cheque (15% do total). “Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o mercado encerrou o ano de 2006 com uma base de 79 milhões de cartões de crédito, um crescimento de 17% em relação a 2005. Esses plásticos movimentaram R$ 151,2 bilhões em 2006, um volume 23% maior do que no ano anterior. Entre janeiro e julho deste ano, o segmento movimentou R$ 98 bilhões com um volume de cartões em circulação já na casa de 90 milhões de unidades. As informações mostram que o mercado está em plena expansão”, diz Castilho.

Os cartões de crédito serão oferecidos pelos principais canais de venda da BV Financeira, que possui 100 unidades próprias em todas as regiões do País, além de 17 mil revendas de veículos credenciadas, 12 mil lojas de material de construção cadastradas e 2 mil empresas parceiras no setor de crédito consignado. “O banco vai trabalhar para colocar materiais de vendas no varejo e nas lojas próprias, assim como pela internet, a fim de facilitar o acesso dos consumidores a seu cartão”.

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