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21/09/2007 - 11:28

Embraer exibe portfólio de jatos executivos na NBAA nos EUA


Empresa também apresentará novos conceitos em estudo.

São José dos Campos (SP)– A Embraer mostra seu portfólio de jatos executivos durante o 60º Encontro Anual e Convenção da National Business Aviation Association (NBAA), realizado no Georgia World Congress Center, em Atlanta, nos Estados Unidos, entre os dias 25 e 27 de setembro. No evento, a Embraer exibirá o novo interior do Legacy 600, modelos em tamanho real do Phenom 100 e Phenom 300 e uma seção da cabine do Lineage 1000. Além disso, a Empresa mostrará, pela primeira vez, o conceito de dois novos jatos executivos.

“Temos muita satisfação em apresentar toda a nossa linha de jatos executivos na convenção anual da NBAA deste ano”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Estamos certos de que os visitantes apreciarão as novas melhorias introduzidas no Legacy 600, bem como a oportunidade de conhecer novos produtos e novos conceitos através de modelos em tamanho real.”

A Embraer realizará uma conferência de imprensa na segunda-feira, dia 24 de setembro, às 11h, na sala B207 do salão de convenções, que contará com a presença do diretor-presidente da Empresa, Frederico Fleury Curado, assim como de Luís Carlos Affonso e outros importantes executivos da Empresa.

O primeiro jato Legacy 600 já incorporando as melhorias no interior anunciadas no último mês de maio estará em exibição na mostra estática. Tais aprimoramentos incluem assentos reprojetados, menor painel lateral superior e melhorias no isolamento acústico da cabine. Novidades também foram adicionadas à galley para mais conveniência durante os serviços de bordo. Um modelo do jato Phenom 100, da categoria very light, também estará em exposição.

Modelo em tamanho real do Phenom 300 - Primeiro vôo do Phenom 100 - Os modelos em tamanho real do jato Phenom 300, da categoria light, com cabine estendida (exibido nos Estados Unidos pela primeira vez) e de uma secção da cabine do jato Lineage 1000, da categoria ultra-large, poderão ser visitados no stand 3737 da Empresa. A nova cabine do Phenom 300 (35 centímetros ou 14 polegadas mais longa) foi anunciada em maio passado e oferecerá mais conforto aos passageiros e flexibilidade de configurações.

Os jatos executivos da Embraer - Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 são os melhores das suas classes. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos. Com interior projetado pela BMW DesignworksUSA, ambas aeronaves oferecerão aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em suas respectivas classes. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves permitirão a operação por apenas um piloto. Desenvolvidos com a experiência em projeto e engenharia da Embraer, os jatos Phenom 100 e Phenom 300 serão construídos para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, ambos os jatos oferecerão um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois monitores primários de vôo (Primary Flight Displays – PFD) e um monitor de função múltipla (Multi-Function Display – MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

Na configuração executiva típica (club seat configuration), o Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros. O amplo compartimento de bagagem, com capacidade de 1,56 metro cúbico (55 pés cúbicos), é suficientemente espaçoso para acomodar malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave será equipada com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Seu alcance, com quatro ocupantes a bordo, será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com reservas VFR, 45 minutos. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,70 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo à Buenos Aires, Recife à Brasília, Buenos Aires ao Rio de Janeiro, Caracas (Venezuela) à Manaus, e Santiago (Chile) à La Paz (Bolívia) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 2,98 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005, na configuração básica, para certificação pelo FAA. O primeiro vôo da aeronave ocorreu em julho passado e o jato realiza atualmente uma campanha de ensaios em vôo, rumo à certificação e entrada em serviço em meados de 2008.

O jato Phenom 300 transportará até nove ocupantes. O amplo compartimento de bagagem de 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) acomodará malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave será equipada com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,78 e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo à Manaus ou Santiago (Chile); Buenos Aires à Salvador ou La Paz (Bolívia); e Caracas (Venezuela) à La Paz, Jacksonville (Flórida, EUA) ou ilhas Bermudas, no Caribe, a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.

Com em serviço prevista para meados de 2009, o Phenom 300 tem preço de US$ 6,65 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005, na configuração básica, para certificação FAA.

Legacy 600 - O Legacy 600 proporciona conforto e privacidade para até 16 passageiros em três ambientes distintos de cabine. Na configuração padrão, seu luxuoso interior traz poltronas revestidas em couro, divã, aparador lateral e mesas de refeição e reunião. O avião também tem uma espaçosa galley para o preparo de alimentos quentes e frios, amplo lavatório na parte dianteira, guardaroupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via satélite. O equipamento opcional High Speed Data (HSD) e a tecnologia Wireless Fidelity (Wi-Fi) permitem que os clientes a bordo naveguem na Internet, acessem e-mail e transfiram arquivos.

O compartimento de bagagem do Legacy 600 tem capacidade de 6,8 metros cúbicos (240 pés cúbicos) e é um dos maiores da aviação executiva, sendo facilmente acessado durante o vôo, oferecendo grande comodidade ao passageiro. O Legacy 600 atinge velocidade de cruzeiro de até Mach 0,80 e tem alcance de 6.019 km (3.250 milhas náuticas) com oito passageiros a bordo e reservas NBAA IFR. Este alcance, complementado por sua superior capacidade de carga, permite aos clientes voar sem escalas de Nova York (EUA) à Fairbanks (Alaska, EUA), Los Angeles, Paris (França), Madri (Espanha), Londres (Reino Unido) ou Manaus (Brasil); e de Los Angeles à Honolulu (Havaí, EUA) a um custo operacional menor que o de aeronaves de sua categoria com mesmo tamanho de cabine. Além disto, o Legacy 600 também é o maior avião executivo certificado para operar nos aeroportos de London City e Cannes-Mandelieu.

O jato executivo é equipado com dois motores e deriva da bem-sucedida plataforma da família ERJ 145, que acumula mais de 12 milhões de horas voadas e quase mil aeronaves entregues. Projetado para voar uma média de 2.500 horas por ano, o Legacy 600 oferece baixos custos operacionais e possui um histórico de despachabilidade superior a 99%, além de conforto luxuoso e uma herança de alta utilização e alta disponibilidade.

Ao preço de US$ 25,41 milhões, nas condições econômicas de 2008, na configuração básica, para certificação da FAA, existem atualmente 111 jatos Legacy em operação em 20 países. Também disponível nas versões Shuttle e Shuttle HC, o Legacy é projetado para ser confortável e funcional. O Legacy Shuttle comporta entre 16 e 19 passageiros em cabine de classe executiva. A versão Shuttle HC aumenta a produtividade e acomoda confortavelmente até 37 passageiros num interior compatível com o padrão das companhias aéreas. Os preços das versões Shuttle vão de US$ 18,60 milhões a US$ 19,35 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2007, nas configurações básicas, para certificação FAA.

Lineage 1000 - O jato Lineage 1000 é baseado na plataforma da aeronave comercial EMBRAER 190 e, em seu projeto, luxo e conforto receberam máxima prioridade. Este avião será configurado para acomodar até 19 passageiros em uma cabine com volume total de 115,7 metros cúbicos (4.085 pés cúbicos). O interior da aeronave oferece cinco áreas privativas, e dois lavatórios.

Um terceiro lavatório e um chuveiro são itens opcionais. Um conjunto de configurações de cabine pré-definidas atende todas as necessidades dos passageiros, com espaço suficiente para trabalho, descanso e reuniões. Itens a bordo incluem opcionais como tecnologia Wi-Fi e acesso à Internet, Electronic Flight Bag (EFB), entre outros.

A capacidade total do bagageiro é de 17,4 metros cúbicos (615 pés cúbicos). Um amplo bagageiro traseiro, pressurizado e convenientemente acessível em vôo, possui mais que o dobro do espaço oferecido pelos compartimentos de bagagem dos jatos da concorrência. O sistema aviônico integrado Primus Epic fabricado pela Honeywell possui cinco telas de controle multifuncionais em cristal líquido (Liquid Crystal Display – LCD), dispositivo de controle de cursor (Cursor Control Device – CCD), ajuste de potência automático (autothrottle), radar meteorológico com detector de turbulência, fly-by-wire e outras tecnologias de última geração.

O Lineage 1000 é equipado com dois motores CF34-10E7 eficientes, confiáveis e de fácil manutenção fabricados pela General Electric (GE), com 18.500 libras de empuxo cada. O alcance do Lineage 1000, com oito passageiros a bordo, será de 4.200 milhas náuticas (7.778 km ou 4.833 milhas) com reservas NBAA IFR e alternativa de 200 milhas náuticas. A aeronave possui um excelente desempenho em aeroportos, velocidade operacional máxima de Mach 0,82 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros). Essas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Londres (Reino Unido) à Nova York (EUA) ou qualquer país na Europa e Oriente Médio; de Moscou (Rússia) à Tóquio (Japão), Quebec (Canadá) ou qualquer país no Oriente Médio; de Nova York à Paris (França), Brasília (Brasil) ou qualquer país na América do Norte; de Jedá (Arábia Saudita) à Pequim (China), Bangkok (Tailândia) ou qualquer país na Europa, África e Oriente Médio; ou ainda de Dubai (Emirados Árabes Unidos) à Tóquio, Johannesburgo (África do Sul), Rabat (Marrocos) ou qualquer país na Europa e Oriente Médio a um custo operacional inferior e com conforto excepcional. Criada a partir da forte demanda da aviação comercial, a plataforma do Lineage 1000 é projetada para um pequeno tempo de permanência em solo, alto desempenho, alta utilização e pouca manutenção. A confiabilidade da aeronave é corroborada por centenas de milhares de horas de vôo e refinada pela engenharia de ponta.

O preço do avião é de US$ 42,95 milhões para certificação FAA, na configuração básica, nas condições econômicas de janeiro de 2006. A entrada em serviço do Lineage 1000 está prevista para meados de 2008. | Site:www.EmbraerExecutiveJets.com.br.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2007, a Embraer contava com 23.637 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 15,6 bilhões. | Site: www.embraer.com.br

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