Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2012 - 14:15

RioBotz pronta para a RoboGames

Depois de bater o recorde de dez medalhas em 2011, alunos da PUC-Rio constroem robôs movidos a energia solar para a competição desse ano.

Com 25 medalhas conquistadas nas seis vezes em que participou da RoboGames, a RioBotz/PUC-Rio viaja em abril para os EUA cheia de moral: os alunos fazem parte da única equipe mundial em toda a história da competição a conquistar dez medalhas no mesmo ano, feito inédito de 2011. O maior evento internacional de robótica acontece de 20 a 22 de abril em San Mateo, na Califórnia, e reúne as melhores equipes do planeta especializadas em robôs autônomos e robôs de combate de diferentes tamanhos, pesos e categorias. Além da participação de universidades de diversos países, empresas de tecnologia e seus robôs profissionais também disputam as medalhas, o que aumenta ainda mais a complexidade do torneio.

Na competição deste ano, a equipe de 14 integrantes da RioBotz vai participar de 13 categorias e levará 18 robôs. A novidade de 2012 é a participação de robôs movidos a energia solar. A convite do organizador do evento, os alunos da PUC-Rio construíram dois modelos com essa nova tecnologia: um terá que atravessar uma pista de dois metros no menor tempo possível, e o outro, desviar de obstáculos até se aproximar de uma lâmpada. “Poucos irão participar desta categoria, por ser a mais recente. Devido ao nosso histórico de inovação na RoboGames, fomos convidados a estrear essa nova modalidade de robôs solares”, declara Prof. Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz.

A equipe da PUC-Rio tem alguns dos mais temidos robôs de combate da competição, como o Touro Maximus (100 kg), 5º lugar em 2011 e o mais elogiado no ano passado. “Ele irá com motores novos e mais potentes e torcemos para que nos traga um ouro inédito nessa categoria”, explica Meggiolaro. Os vencedores de 2011 seguem também para os EUA: o Touro Light (campeão invicto peso leve/27kg), a dobradinha inédita de ouro e prata no peso médio/54kg: Touro (que também está com motor 0km e muito mais poderoso) e Maloney (que conta agora com acessórios extras, desenvolvidos especialmente para cada tipo de oponente), e o Micro Touro, de 450g, que conquistou o bronze em 2011 e, para esse ano, foi completamente reprojetado e reconstruído, ganhando em agilidade e força. Além destes, há outros 13 robôs que lutam nas categorias de Sumô, Hóquei e Seguidores de Linha.

Em 2011, das 14 medalhas brasileiras, dez foram da RioBotz. O resultado deu ao Brasil sua melhor colocação no torneio: quarto lugar entre os países participantes, atrás apenas de EUA, México e Japão, e, pela primeira vez na história, chegou à frente do Reino Unido (sexto colocado). Segundo o Prof. Meggiolaro, este ano os robôs de combate estão em sua melhor forma e o grupo tem ótimas expectativas para esta edição de 2012.

Perfil-A RioBotz/PUC-Rio foi formada em janeiro de 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs de combate. Com pouco mais de nove anos de existência, já contabilizou 69 medalhas, 41 títulos, sendo 28 campeonatos nacionais e 13 medalhas de ouro mundiais. É hoje uma das equipes universitárias de maior sucesso no mundo em competições de combate. Seus robôs estão dentre os melhores colocados no ranking mundial, comparáveis a oponentes de equipes de empresas de alta tecnologia.

A equipe contempla alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica, que cursam dos primeiros períodos aos que fazem mestrado. Os estudantes têm a possibilidade adquirir conhecimentos em mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos, além de utilizar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. A RioBotz/PUC-Rio é patrocinada pelas empresas Radix Engenharia, Sun Metalúrgica, Atnas Engenharia e Denai Selos Mecânicos.

Embora o foco da RioBotz/PUC-Rio seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas são aplicáveis a diversos setores, como a indústria de energia, petróleo, médica, além da localização de sobreviventes de desabamentos, mecanismos de cadeiras de rodas e esquadrões antibombas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira