Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2012 - 14:28

Presidente do Sindasp orienta empresários em evento sobre importação da China


Valdir Santos ressaltou falou sobre as atividades do despachante aduaneiro, profissional que deve ser qualificado e estar sempre atento às mudanças nas normas aduaneiras.

O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo - Sindasp, Valdir Santos, participou do workshop “Como importar da China sem sustos!”, realizado no dia 28 de março pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), na União Cultural dos Estados Unidos, em São Paulo. Segundo Valdir, “atualmente, o relacionamento entre Brasil e China é muito importante para ambos os países e estamos superando as barreiras que existem, principalmente por parte dos brasileiros em contato com o mercado chinês”.

Para Valdir, além do idioma e da cultura diferentes, o principal obstáculo às relações entre Brasil e China é o mito de que o chinês vem ao nosso País para tomar o emprego do brasileiro. “A China é o parque industrial do mundo e temos de observar e aproveitar essa oportunidade para crescer. Eu vejo que esse temor do brasileiro está começando a ficar para trás, pois a relação com a China é fundamental, principalmente no atual cenário de crise na Europa e nos EUA”, afirmou o presidente, agradecendo a oportunidade de participar do evento, que aliou conhecimento aduaneiro, jurídico, industrial e comercial. Cerca de 120 empresários brasileiros e chineses, despachantes aduaneiros e interessados em iniciar as operações de importação assistiram às palestras.

Compuseram a mesa de abertura do evento o diretor-geral da CBCDE, Tang Wei, o ex-diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex), Luiz Fernando Antonio, Valdir Santos e Zhang Baoqiu, gerente do departamento de clientes do Bank of China.

Em sua palestra, Valdir falou sobre as atividades do despachante aduaneiro, dos agentes do setor comercial e do governo envolvidos no comércio exterior. “O despachante aduaneiro precisa ser uma pessoa bem qualificada, estar sempre atento às mudanças que ocorrem diariamente nas normas aduaneiras, para transmitir informação corretas aos empresários e evitar possíveis problemas” O presidente do SINDASP citou ainda a significativa evolução no setor com a criação do SISCOMEX, que permite maior controle da operação, visibilidade da carga, identificação dos erros e exigências da fiscalização

Para o diretor-geral da CBCDE, Tang Wei, é necessário promover mais eventos como esse para que as importadoras brasileiras obtenham maior conhecimento do mercado chinês. “Hoje, as pequenas e médias empresas, por não terem a mesma estrutura das grandes, vêm enfrentando muitos problemas que poderiam ser resolvidos com a orientação de profissionais capacitados”. Wei mencionou como principais obstáculos às importadoras a burocracia, a rede logística pouco eficiente do Brasil, diferente da dos países europeus e dos Estados Unidos, e o desconhecimento das empresas chinesas sobre o mercado brasileiro. “Nós ficamos muito felizes e gratos com a presença do Valdir Santos no evento, pois contamos com o SINDASP como parceiro e colaborador. Certamente realizaremos muitos trabalhos juntos para auxiliar as empresas a atuarem no mercado de comércio exterior”, afirmou o diretor geral da Câmara.

Também participaram do workshop a advogada especialista em direito aduaneiro, Elizabeth Martos, o advogado Rogério Zarattini Chebabi, secretário geral da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB-SP, o consultor Dimas Akucevikius, da Viseu Advogados, Ricardo Stephano, da empresa Cargo World, o advogado especialista em direito tributário e aduaneiro, Marcos Chien, o sócio-diretor do Grupo Mercosul Marcas&Patentes, Valmir Medina, e a representante do Bank of China, Tatyana Koroku.

.[Foto: Ex-diretor do DECEX, Luiz Fernando Antonio, diretor-geral da CBCDE, Tang Wei, presidente do SINDASP, Valdir Santos, e gerente do departamento de clientes do Bank of China, Zhang Baoqiu].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira