Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 11:46

Como o jovem aprendiz pode ingressar no mercado de trabalho sem receios nem medos

Frio na barriga, nervosismo nas entrevistas são atos normais para quem busca o primeiro emprego. Mas nada como conselhos de quem tem experiência e dicas de onde as empresas buscam candidatos

São Paulo - A corrida pelo primeiro emprego não é fácil. Quem está na faculdade ou é recém-formado quer buscar horizontes para desenvolver seus talentos.

O último levantamento feito pelo IBGE, em junho de 2007, mostrou que mais de um milhão de jovens com idade entre 18 e 24 anos tentavam entrar no mercado de trabalho. Eles representam 46% dos desempregados.

Uma feira que aconteceu no final de agosto e início de setembro, a Expo Carreira, reuniu grandes empresas oferecendo diversas vagas para estagiários e trainees. Segundo dados da Curriculum.com.br, que administra os currículos da feira, foram 16.000 cadastrados. Os que mais tiveram presença foram os jovens de 18 a 24 anos, o que comprova os números do IBGE.

Marcelo Abrileri, especialista em Recursos Humanos há oito anos e presidente da Curriculum.com.br, que possui mais de 2 milhões de currículos em sua base, a maior do país, comenta que não adianta somente querer uma vaga, mas sim empenhar-se em consegui-la, pois o mercado está cada vez mais exigente. “O jovem deve sempre estar atento às novas tecnologias. A Informática será fundamental para qualquer cargo numa empresa. Ter noções de Tecnologia da Informação, de uma segunda língua, pelo menos o inglês, ser pró-ativo e passar confiança já é um grande passo”, acrescenta.

Outro fator importante que os estudantes devem saber é que os RHs procuram na Internet. Portanto, ficar ligado em sites de recrutamento online e que oferecem vagas de estágio e trainees precisam ser procurados, ainda mais aqueles que não cobram para colocar o currículo.

Para quem não compareceu à feira vai uma dica: as mais de trinta empresas, inclusive multinacionais, que participaram do evento ainda permanecem com as vagas em aberto e vão receber os currículos dos candidatos até o final do ano. Para concorrer, basta postar o currículo no site www.expocarreira.com.br e lembrar dos conselhos na hora da entrevista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira