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03/04/2012 - 08:38

Unilever apresenta Relatório de Sustentabilidade 2011

Companhia recebe pela primeira vez a certificação GRI A+ checked, o mais alto nível de reconhecimento e transparência concedido pelo GRI - Global Reporting Initiative.

Relatório segue as diretrizes do Plano Global de Sustentabilidade, lançado em 2010 e com a meta de dobrar o tamanho do negócio até 2020, enquanto reduz o impacto ambiental

A Unilever Brasil apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2011, que tem como principal objetivo compartilhar publicamente as ações e estratégias realizadas pela companhia para integrar a sustentabilidade aos seus negócios. O conteúdo está disponível no portal www.unileversustentabilidade.com.br.

Esta é a primeira edição do relatório que recebe o mais alto nível de aplicação pelo Global Reporting Initiative, o GRI A+ checked, concedido apenas às empresas que submetem seu relatório à verificação do próprio GRI, o que, além de avaliar os processos de engajamento com stakeholders e a gestão de sustentabilidade da companhia, também atesta a qualidade do relatório e o comprometimento da Unilever com a transparência de informações junto a seus parceiros e consumidores.

“A sustentabilidade está incorporada ao nosso negócio. Nossas metas, mais do que econômicas, são guiadas pelo princípio de que precisamos trabalhar para criar um mundo melhor todos os dias, e isso se dá não só reduzindo o impacto ambiental, mas também ajudando as pessoas a terem melhores condições de trabalho, saúde e a se sentirem bem”, afirma Fernando Fernandez, Presidente da Unilever Brasil. “O relatório é uma das formas de compartilhamos esta governança de sustentabilidade com nossos funcionários, consumidores, parceiros, fornecedores e investidores, incentivando-os a conhecer melhor a empresa e a também adotar atitudes sustentáveis no seu dia a dia.”

A companhia é a segunda operação da Unilever no mundo e pioneira em muitos projetos de sustentabilidade. Desde 2003, a Unilever Brasil divulga seu relatório anual e, desde 2006, segue as diretrizes estabelecidas do GRI.

Destaques do Relatório de Sustentabilidade 201: Redução da emissão de gases de efeito estufa- A emissão de gases de efeito estufa da Unilever Brasil em 2011 foi menor que em 2007, apesar do crescimento significativo do volume de negócios. Em 2011, só os projetos de eficiência logística levaram à redução de emissão de 15.278 toneladas de CO2, o equivalente a 297 caminhões que deixaram de rodar.

Água -A Unilever registrou, de 2008 a 2011, uma economia de 22 milhões de litros de água no processo de fabricação de Comfort e Fofo, após o lançamento das versões concentradas desses dois amaciantes.

. Alinhada a uma das principais metas do Plano Global de Sustentabilidade – oferecer água segura para meio bilhão de pessoas até 2020 – foi lançado em 2011 no Brasil o purificador de água Pureit.

Fontes 100% certificadas- 100% do óleo de palma comprado no Brasil, da soja utilizada nos produtos, e de todo o papel e papelão utilizados nas embalagens são provenientes de fontes sustentáveis certificadas.

Comunidade- No Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, a Unilever estabeleceu uma parceria com pequenos comerciantes da comunidade, que receberam capacitação para fazer melhorias em seus estabelecimentos. Essa ação, mais do que aumentar a lucratividade das lojas, gerou novos postos de trabalho e tornou os produtos da Unilever disponíveis diretamente para mais de 65 mil consumidores.

Fornecedores -Com o objetivo de integrar fornecedores de pequeno e médio porte ao seu negócio, a Unilever firmou uma parceria com a ONG Integrare que capacita e articula fornecedores pertencentes a minorias socioeconômicas. Atualmente, a Unilever tem relacionamento com 22 empresas cadastradas na ONG. Em 2011, o valor de negócios entre a Unilever e essas empresas foi de R$ 4,86 milhões, 14% acima da meta estabelecida para o ano, de R$ 4,25 milhões, o que representa mais do que o dobro do valor comercializado em 2009 (R$ 2,04 milhões).

Saúde e higiene-A parceria da marca Lifebuoy com a Pastoral da Criança levou programas de adoção de bons hábitos de higiene a 150 mil famílias com filhos entre 0 a 6 anos.

Melhoria de condições de vida e trabalho - A Unilever implementou um projeto de desenvolvimento da capacitação de merchandising, contratando cerca de dois mil promotores de venda, que antes atuavam sob regime terceirizado.

Sustentabilidade em todos os pilares do negócio-A preocupação com o meio ambiente e o bem estar social faz parte da estratégia de negócio da companhia. A Unilever acredita que o crescimento do negócio deve acontecer de forma sustentável e, tendo em vista sua meta global de dobrar o tamanho da companhia ao mesmo tempo em que reduz seu impacto ambiental, lançou em 2010 o seu Plano Global de Sustentabilidade.

Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o plano estabelece três metas globais para serem atingidas até 2020: . ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar .reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos . usar fontes de matéria-prima agrícola 100% sustentáveis

Para disseminar estes conceitos e engajar seus consumidores, a Unilever Brasil lançou a campanha institucional Cada Gesto Conta, que mostra como pequenas atitudes diárias podem fazer uma grande diferença para um futuro melhor, abordando temas que representam as iniciativas da empresa em sustentabilidade: nutrição e bem estar, respeito com o consumidor, meio ambiente e saúde. Além da campanha de TV, a campanha conta com mais de 250 mil fãs em sua Fan Page no Facebook e quase 30 mil seguidores no Twitter.

A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, presente em mais de 170 países e com mais de 167 mil funcionários. O grupo anglo-holandês tem em seu portfólio algumas das marcas mais conhecidas e amadas do mundo, como Knorr, Seda, Helmann’s e Dove.

Segunda maior operação da empresa no mundo, a Unilever Brasil conta com cerca de 13.500 funcionários, 12 fábricas e quatro escritórios nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Com mais de 80 anos de atuação no Brasil, a empresa é líder em nove das 13 categorias em que atua no país, nos mercados de beleza e higiene, limpeza doméstica, sorvetes e alimentos e lança cerca de 60 novos produtos por ano.

A subsidiária brasileira encerrou o ano de 2011 com um faturamento bruto de R$ 12,1 bilhões e é a segunda maior anunciante do país, com investimentos de R$ 2,6 bilhões em propaganda no ano.

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