Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2007 - 11:50

Protocolo agroambiental: adesão da primeira companhia

Está marcada para dia 21 de setembro, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), em Piracicaba, a assinatura do termo de adesão ao Protocolo Agroambiental pela primeira companhia do setor sucroalcooleiro, o Grupo Cosan. Pelo termo, cada unidade do grupo se compromete a apresentar, em 180 dias, um plano de ação para cumprimento das dez diretivas técnicas do protocolo, sob avaliação do Comitê Executivo.

O comitê é formado por representante (suplente) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a diretora do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Valquiria Silva; pelo coordenador do Projeto Etanol Verde da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Viegas, e pelo diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

Eles analisam os planos e o cumprimento das diretivas previstas no protocolo. Dentre elas estão: a antecipação para 2017 do fim da queimada para as áreas não-mecanizáveis, enquanto para as mecanizáveis o prazo é até 2014 e há previsão de que até 2010 a colheita em 70% dessas regiões seja feita sem utilização da queima; proibição de queima de cana já a partir de 1º de novembro deste ano em áreas novas de cultivo; a recuperação da vegetação no entorno de nascentes de água em propriedades canavieiras e a implementação de projetos de conservação.

As usinas que cumprirem as normas propostas no protocolo irão receber um certificado de conformidade ambiental. “A avaliação dos planos prevê que cada usina tenha uma nota para execução dos pontos”, afirma a diretora do IEA.

As expectativas do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, são que, dado o pontapé inicial, todo o setor sucroalcooleiro deva siga na mesma toada. “A agenda do mercado é meio ambiente e devemos nos antecipar às cobranças internacionais. O Estado de São Paulo sai na frente ao implantar o protocolo”, diz Sampaio.

O Protocolo Agroambiental foi assinado em junho deste ano, durante o Ethanol Summit, em São Paulo. São signatários o Governo de São Paulo, representado pelo governador José Serra, o secretário da Agricultura, João Sampaio, o secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e o então presidente da Unica, Eduardo Pereira de Carvalho. | www.agricultura.sp.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira