Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2012 - 09:05

O Poeta e o Passarinho

É mesmo muito difícil falar de perda para crianças e adolescentes. Afinal, pela pouca idade, imagina-se que elesainda não conviveram com esse tipo de adversidade. Entretanto, ao contrário da suposta lógica, tem crescido o índice de crianças e adolescentes obrigados a conviver com diferentes perdas. Desde simples mudanças por novas oportunidades de trabalho na família, troca de escola e separação dos pais até a morte deavós, pais, irmãos e animais de estimação, vítimas de doenças ou da violência urbana. Mas como tratar de um tema tão duro, complexo e inibidor com crianças e adolescentes?

Desafio editorial -Foi nesse contexto que a Editora Biruta, focada no segmento infantojuvenil, mais uma vez inovou com absolutaseriedade pedagógica ao publicar O Poeta e o Passarinho, primeiro livro para crianças e adolescentes do jornalista e escritor Ricardo Viveiros, autor de mais de duas dezenas de obras de outros gêneros da literatura, como poesia, história, biografia, comunicação, reportagem e arte. Como lembra Ziraldo, em seu emocionado prefácio para esse lançamento: “Quem tem facilidade de fazer versos pode fazer poemas lindos. A poesia verdadeira e plena, porém, tem que vir do fundo da alma. Quando isto acontece os versos do poeta nos atravessam como flechas.

E aí, a poesia se realiza”. E foi com absoluta delicadeza, invulgar emoção e um jeito especial de falar de encontros e separações, solidariedade e ecologia nas metrópoles que Ricardo Viveiros escreveu essa obra, respeitando a ternura e a inteligência do público infantojuvenil. O mesmo Ziraldo conclui: “Tudo isto resultou neste livro que vai comover crianças e adultos, pais e filhos, e que nos ajuda a chegar mais próximo dos inextrincáveis mistérios da vida”. Como poeta, Ricardo Viveiros já havia merecido o seguinte comentário de Carlos Drummond de Andrade: “São raros, entre muitos, os que – como você – conseguem prender a atenção do leitor”

Equipe de peso-A Editora Biruta buscou o artista plástico Rubens Matuck, que criou uma atmosfera de respeito e beleza para otema com as ilustrações. Esse elaborado processo de produção da obra contoutambém com outros dois importantes profissionais: o fotógrafo Leonardo Crescenti e o programador visual César Landucci. Todos os envolvidos são consagrados nomes em suas áreas de atuação. Como Matuck fez as ilustrações a lápis de cor alemão em papel de arroz chinês, para que se mantivesse total fidelidade ao seu cuidadoso processo de criação, foi preciso fotografar e digitalizar todas as imagens do livro. Por fim, veio um projeto de arte quefechou ricamente o aspecto gráfico. Fazendo surgir não apenas capa e diagramação, mas também um coerente e sensível cenário que valorizou ainda mais a força do texto.

Comentários-Por tudo isso, consagrados autores de livros infantojuvenis, como Ciça e Edla Van Steen, já se manifestaram quanto à obra de estreia de Ricardo Viveiros na literatura dirigida às crianças e aos adolescentes. Ciça disse: “Achei lindo, lindo, esse texto O Poeta e o Passarinho! É poético, como são poéticas as histórias de Christian Andersen e Oscar Wilde, onde sonho, beleza e um pouco de tristeza falam a linguagem das crianças”. Edla, por sua vez, afirmou: “O texto de O Poeta e o Passarinho é muito bom. Delicado”.

Uma obra pioneira no trato de determinados tabus para crianças e adolescentes, um projeto que envolve importantes profissionais da literatura e da arte, uma emocionante história de liberdade e amor para crianças de sete a 100 anos. Esse livro vai dar asas à imaginação!

. [Lançamento no Rio de Janeiro, no dia 15 de abril (domingo), das 16h às 19h, na Livraria Cultura,São Conrado Fashion Mall,Estrada da Gavea, 899, Rio de Janeiro (RJ)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira