Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2012 - 09:57

Desenvolvimento de lideranças empresariais femininas é missão crucial para empresas da América Latina

Um tema-chave do Fórum Econômico Mundial de Davos deste ano é o papel cada vez mais vital das mulheres no desenvolvimento socioeconômico global, seja como parceiras de negócio, seja como exemplos para suas comunidades.

Isso é evidente na região da América Latina e Caribe (LAC), onde cinco países são governados por mulheres. Cristina Fernández de Kirchner, na Argentina; Dilma Rousseff, no Brasil; Laura Chinchilla, na Costa Rica; Portia Simpson Miller, na Jamaica, e Kamla Persad-Bissessar, em Trinidad e Tobago.

Segundo o Banco Mundial, 70 milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho latino-americano de 1980 para cá, e 38% das empresas da região pertencem a mulheres.

Entretanto ainda existem pontos a serem melhorados, uma vez que a LAC perde para outras regiões do mundo em número de mulheres em cargos de liderança no mundo corporativo.

Grandes obstáculos – como deficiências educacionais, falta de treinamento voltado à necessidades de cada grupo, mentoria e experiência prática de trabalho – ainda impedem que mais mulheres assumam cargos de liderança. Ainda que o governo amplie o acesso ao ensino secundário de baixo custo, é necessário que a iniciativa privada ajude a garantir que as mulheres consigam adquirir as habilidades empresariais essenciais. A FedEx Express contratou a Ipsos Public Affairs para realizar um estudo que analisou em que medida a educação afeta o desenvolvimento das mulheres como empreendedoras e líderes nas empresas do Brasil e do México. O estudo constatou que elas querem receber treinamento em áreas específicas, como gestão de negócios, inovação, novas tecnologias e comunicação.

As empresas latino-americanas precisam apoiar iniciativas voltadas a ajudar suas líderes empresariais a adquirirem o conhecimento, as habilidades e a experiência de que precisam para competir no mercado atual. Por quê? Porque é a coisa certa a fazer e porque isso é vitalmente importante para o sucesso e o crescimento de longo prazo dos negócios da região.

Estudos mostram que existe uma correlação positiva entre o fato de uma empresa ser liderada por mulheres e seu desempenho. Por exemplo, pesquisa realizada por uma consultoria internacional de gestão concluiu que empresas com três ou mais mulheres na alta administração têm resultados melhores em praticamente todos os indicadores de desempenho.

Além disso, as mulheres que prosperam criam um “efeito multiplicador”, pois aplicam o que aprenderam em suas famílias, comunidades e empresas, fortalecendo o tecido socioeconômico e preparando o terreno para a próxima geração de mulheres líderes.

Com um maior foco por parte da iniciativa privada em oferecer habilidades de negócios aplicáveis ao mundo real e mentoria profissional, os talentos femininos da LAC poderão conquistar o conhecimento, as informações e a confiança de que precisam para aumentar sua representatividade no mercado de trabalho.

A FedEx se orgulha dos progressos das mulheres em nossa organização e espera que elas continuem se desenvolvendo. É preciso que outras empresas da LAC se empenhem para acompanhar o restante do mundo e ofereçam às mulheres as ferramentas e os recursos de que elas precisam para crescer profissionalmente.

.Por: Juan N. Cento, Presidente da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express. | Perfil-A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 42 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira