Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2012 - 08:31

Presidente da CIC defende mobilização pela retomada da indústria nacional


Carlos Heinen discursou na reunião-almoço da entidade em defesa de medidas emergenciais para conter a desindustrialização.

Um dos últimos encontros [26/03],tem tudo para se tornar um dia histórico. Em defesa da produção e do emprego, uma mobilização nacional conseguiu unir empresários e trabalhadores. Em seu discurso na reunião-almoço de hoje, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Carlos Heinen, salientou a importância desse movimento, que conta com apoio das entidades patronais e de trabalhadores de Caxias do Sul. Ele afirmou que o sentimento geral é pela preservação da indústria brasileira. “O que reivindicamos são medidas emergenciais de desoneração mais amplas, que abranjam todos os setores e não apenas alguns, como tem sido feito até aqui pelo governo federal”, explicou.

Heinen sustentou que, assim como fazem países desenvolvidos, o mercado nacional precisa ser defendido e protegido nas relações internacionais, para que possa se desenvolver. “O setor produtivo não é contra as importações, desde que sejam feitas somente quando não exista produção nacional para o bem a ser importado, quando é possível agregar valor e desenvolvimento tecnológico à produção nacional e, sobretudo, quando estas importações não significarem o desmantelamento da indústria brasileira e a perda de empregos”, salientou.

Ele informou que Caxias do Sul, graças à sua diversidade industrial, não sofre plenamente os reflexos da desindustrialização nacional, porém, foi taxativo: “se perdurar esse cenário as perspectivas não são nada animadoras”.

Para Heinen, o problema da competitividade industrial no Brasil é interno. “Qualquer coisa no Brasil é mais cara do que em qualquer outro país do mundo: infraestrutura, logística, insumos, geração de empregos. O custo de qualquer um destes itens é maior do que qualquer custo internacional. Precisamos urgentemente corrigir isso”, opinou. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira