Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2007 - 10:40

Tecnologia agiliza tempo de resposta e reduz índice de fraudes no mercado segurador

A automação tem permitido que as seguradoras respondam em segundos, o que poderia levar dias, e de quebra reduzir as custosas fraudes.

São Paulo - Trinta e cinco segundos é o tempo que uma seguradora leva para consultar, por exemplo, o status de um veículo sob suspeita de roubo em até 90 fontes de informação.

Anteriormente, o mesmo processo, realizado manualmente, poderia levar dez dias. O dado é da Crivo, desenvolvedora nacional de software para automação do processo de análise de crédito e risco.

“Hoje, investe-se muito em soluções que ajudam na hora da tomada de decisão para crédito e risco. Alguns softwares permitem a verificação e validação cruzada de informação em um grande número de fontes, internas e externas à empresa”, afirma Daniel Turini, diretor da Crivo.

A tecnologia para automação de processos no mercado segurador permite essa redução drástica de tempo de resposta ao cliente e elimina as chances de erro humano, além de qualificar as informações. Com isso, o cliente do outro lado da linha pode ser informado, em segundos, sobre um possível roubo, furto ou se o carro foi guinchado por alguma razão. Dependendo do caso, a seguradora consegue descobrir até se o veículo já foi recuperado pela polícia.

O outro lado da moeda beneficia as seguradoras. A análise de risco automatizada também permite que essas empresas identifiquem uma tentativa de fraude. De acordo com a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), os sinistros com suspeita de fraude somaram R$ 1,13 bilhão no ano passado. A fraude detectada nesse tipo de sinistro representa 18%, sendo que 16% foram comprovadas. O seguro de automóvel é a primeira categoria mais fraudada, com 9,7% das suspeitas de fraude nos sinistros, seguida do seguro de vida.

“O investimento em tecnologia no mercado segurador tende a baixar esse número que já está em queda”, esclarece Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo.

O relatório liberado pela Fenaseg, em julho último, também acena para uma melhoria nos instrumentos de apontamento de sinistros suspeitos. A previsão de investimento do setor em tecnologia para este ano é de R$ 1,12 bilhão. “O software de análise de risco acelera muito a identificação de uma possível fraude”, completa Del Claro.

O faturamento da Crivo no 2º trimestre deste ano prova que esse mercado está investindo em tecnologia. As seguradoras responderam por 27,8% da receita da empresa no período. Caixa Seguros, Marítima Seguros, Porto Seguro, Azul Seguros, AGF, Tókio Marine Seguradora e Mitsui Sumitomo Seguros estão entre as empresas que adotaram a solução da Crivo.

A Crivo é a única empresa focada exclusivamente na oferta de tecnologia para automação do processo de análise e decisão de crédito e risco. A empresa nacional, que nasceu em 2000, deve atingir um faturamento de R$ 8 milhões neste ano, superando sua média anual de 100% de crescimento.

O modelo de comercialização da empresa é um dos responsáveis pelo crescimento. O Crivo, da empresa homônima, é oferecido no modelo de Software as a Service (SaaS) que envolve a cobrança por utilização e não pela licença de uso do software.

“Um dos diferenciais da Crivo é manter os dados do cliente exatamente onde estão. A Crivo só recebe os números de operações realizadas. As informações, muitas vezes sigilosas, não saem da empresa usuária da solução”, explica Del Claro.

De acordo com o executivo, isso tem mudado a mentalidade das empresas que querem investir na automação para análise de crédito e risco. “Muitas empresas investiam em soluções domésticas por temer o vazamento de informações confidenciais”, completa.

O cliente da Crivo também conta com o serviço de suporte 24x7, serviços de treinamento, apoio à implantação e ao desenvolvimento de novos drivers, novas fontes ou mesmo o acesso a bancos de dados internos.

Perfil da Crivo - A Crivo é uma empresa brasileira de software de automação para análise de crédito e risco. Com sete anos de atuação no mercado nacional, a Crivo cresce 100% ao ano, tendo encerrado o ano de 2006 com faturamento de R$ 3,3 milhões. A empresa tem cerca de 60 clientes nos mercados de finanças, seguros, telecomunicações, alimentos e outras indústrias. O software Crivo, que leva o nome da empresa, acessa mais de 150 fontes de informações, entre gratuitas e tarifadas, e gera o resultado da análise em 3 até 30 segundos. As áreas que mais fazem uso do software para automatizar o processo de análise de crédito e risco são as de Crédito Consignado (INSS e funcionalismo público), Cartões, CDC, Financiamento Veículos, Risco, Fraude, Sinistro, Identificação, Emissão, Regulação (Compliance), Comercial, Marketing, Crédito, Fiscal e Suprimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira