Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2012 - 09:03

Mobilaser:equipamento que emite feixe de luz, que simula sinal cerebral e faz paciente de parksinsonismo recuperar movimentos

Parkinsonismo é o nome que engloba uma grande variedade de distúrbios do movimento, que inclui a doença de Parkinson. Os sintomas mais comuns são tremores e lentidão de movimentos.

Está em fase III de estudo pela Clínica Mayo, campus de Jacksonville, a utilização do equipamento, que vem sendo chamado de Mobilaser, desenvolvido pelo neurologista e especialista em distúrbios de movimento da Mayo, Jay Van Gerpen, para ajudar a restaurar os movimentos de pacientes com algum tipo de parksinsonismo. Este é um distúrbio em que a informação emitida pelo cérebro não é transmitida como de costume; com isso, os pacientes podem ter dificuldades com movimentos considerados automáticos, como balançar um braço ou dar um passo largo normal. O estudo, de longo prazo, inclui 60 pacientes, sendo 15 com doença de Parkinson e 45 com outros tipos de parkinsonismo.

“Sabemos há muito tempo que um sinal visual pode ajudar a aliviar redução ou a interrupção temporária dos movimentos”, diz o neurologista da Mayo. “Ao visualizar algum sinal – nesse caso, a linha de luz do Mobilaser – é como se a pessoa contornasse uma via congestionada e, de certa forma, fosse por uma via secundária”, explicou.

O Mobilaser é fixado no andador ou numa bengala e emite um feixe de luz por laser, que funciona como um sinal-guia para o pacientes com dificuldades de locomoção. Van Gerpen começou a trabalhar neste dispositivo em 2002, com um colega engenheiro. “Qualquer indivíduo com parkinsonismo irá, a qualquer tempo, desenvolver dificuldades de locomoção e o Mobilaser será útil para os pacientes de todos os tipos de parkinsonismo”, diz o neurologista da Mayo. “Ao usar o dispositivo e conseguir dar passos mais largos, os pacientes podem superar os episódios de congelamento temporário de movimento e andar mais naturalmente”, afirma.

Para mais informações sobre tratamento de parkinsonismo na Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, os pacientes podem contatar o departamento de Serviços Internacionais pelo telefone +1-904-953-7000 ou envie um email para [email protected]

Perfil- A Clínica Mayo é o primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo. Médicos de todas as especialidades trabalham juntos no atendimento aos pacientes, unidos por um sistema e por uma filosofia comum, de que “as necessidades dos pacientes vêm em primeiro lugar”. Mais de 3.700 médicos, cientistas e pesquisadores, além de 50.100 profissionais de saúde de apoio, trabalham na Clínica Mayo em Rochester (Minnesota), Jacksonville (Flórida) e Phoenix/Scottsdale (Arizona). Juntas, as três unidades tratam mais de meio milhão de pessoas por ano. [www.mayoclinic.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira